Bradesco Seguros

Facily conecta produtores rurais aos consumidores via app

Estoque da Facily / Divulgação
Estoque da Facily / Divulgação

Ideia é fornecer alimentos até 40% mais baratos e produtos frescos, direto da horta para a mesa

Indispensável para a saúde, as frutas, verduras e legumes precisam estar presentes no prato das pessoas. Porém, a inflação e os altos preços encarecem também os produtos naturais. Como alternativa para democratizar o acesso a esses alimentos, a Facily, primeira plataforma de social commerce a se tornar unicórnio na América Latina, lança o projeto Agroeco, iniciativa com foco em ESG que busca facilitar o contato entre produtor e consumidor com objetivos claros: ao primeiro, aumentar os ganhos e, ao segundo, reduzir custos nas compras.

Em São Paulo, a empresa conta com o apoio da CAQ – Cooperativa Agrícola de Quatinga e Região, localizada em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. A parceria gerou um Ponto de Coleta Rural, responsável por garantir mais agilidade em todo o processo logístico. Ao invés do produtor rural individual levar o produto à Facily, a estrutura permite a concentração no local e o envio ao Centro de Distribuição da empresa, com o objetivo de colher e enviar no menor tempo possível para garantir o maior frescor de toda a mercadoria.

A solução impacta consideravelmente no valor dos produtos. Com a ausência de intermediários, é possível garantir uma receita maior ao produtor rural e, ao mesmo tempo, itens mais baratos ao consumidor, que pode adquirir produtos de grande qualidade a valores até 40% mais baixos.

A CAQ conta com 20 produtores associados e mais de 30 tipos de FLV (Frutas, Verduras e Legumes) em cultivo, incluindo os principais consumidos pelos brasileiros, como alface, couve, brócolis, entre outros. Único player a vender esses produtos de forma direta, a Facily se destaca por incentivar cada vez mais essa conexão entre produtor rural e clientes das grandes cidades, sendo um importante aliado logístico e garantindo alimentos frescos, direto da horta para a mesa do consumidor.

“Agroeco representa a união de todas nossas áreas e esforços por um mercado melhor e mais justo, passando pela tecnologia, comercial e logística. É um projeto que incentiva a sustentabilidade, a agricultura familiar, a inclusão digital de pequenos agricultores, o aumento do consumo de produtos naturais pelas famílias e um importante aliado no combate à insegurança alimentar e à fome. A parceria com cooperativas como a CAQ fortalece este propósito e atua como um conector desses dois extremos da cadeia produtiva, o produtor rural e o cliente final”, afirma Igor Cordeiro, diretor de políticas públicas & ESG da Facily.

Dados apontam o crescimento da agricultura familiar no Brasil. Hoje, 80% das propriedades rurais são compostas por pequenos agricultores, em um mercado que representa 23% do valor bruto da produção brasileira. Apesar de crescer cerca de 20% ao ano, é um setor que ainda encontra muitas dificuldades, entre elas, logística, assistência técnica à produtividade, infraestrutura, regulamentação, formação empreendedora, entre outros desafios.

“O modelo tradicional tem feito com que o produtor receba cada vez menos e o consumidor pague cada vez mais pelos produtos. Nosso objetivo com a Cooperativa é quebrar esse sistema alimentar e trazer a possibilidade de hábitos mais saudáveis e sustentáveis. Junto com a Facily, estamos colaborando e dando estabilidade aos pequenos produtores rurais, com o intuito de melhorar a qualidade de alimentação, rentabilidade e vida do pequeno produtor e oferecer preços mais justos para o consumidor final”, afirma Simone Silotti, Vice Diretora Presidente da CAQ – Cooperativa Agrícola de Quatinga e Região.

Total
0
Shares
Anterior
Braços de suspensão Spicer oferecem procedência e qualidade a varejistas e reparadores

Braços de suspensão Spicer oferecem procedência e qualidade a varejistas e reparadores

Cuidados com os braços da suspensão garantem segurança ao dirigir e devem ser

Próximo
Motul celebra 30 anos de operação no Brasil

Motul celebra 30 anos de operação no Brasil

Presente no país desde 1992, marca trouxe inovação ao mercado com lubrificantes

Veja também