Profissional dedicou mais de quatro décadas à indústria seguradora
Faleceu neste sábado (11 de março) o corretor de seguros Francisco de Assis Parente. O profissional dedicou mais de quatro décadas à indústria seguradora. Francisco morreu aos 82 anos, de causas naturais, cercado pela família.
A cerimônia de sepultamento será realizada neste domingo (12), a partir das 15h, no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília (DF).
Corretor fez história no mercado
A história do mercado de seguros de Brasília se confunde com a de Parente, que também atuou em seguradoras, como a Excelsior Seguros e a Companhia União de Seguros Gerais, onde começou a carreira antes de iniciar a própria corretora.
Com a ausência de representatividade sindical no Distrito Federal, à época, Parente era quem recebia as pessoas que desejavam trabalhar na área e abrir a sua corretora de seguros. “Ele recebia carinhosamente as pessoas em seu escritório, situado no SCS de Brasília, instruía como fazer, orientava no preparo da documentação e pessoalmente encaminhava a documentação para o Rio de Janeiro, sendo intermediário entre os futuros colegas corretores e a Superintendência de Seguros Privados (Susep)”, comenta a CEO da Rainha Seguros, Regina Lacerda, que teve a sua corretora aberta graças a atuação do Parente.
Muitas corretoras de Brasília foram abertas dentro dessa condição. “Eu trabalhava como inspetora de produção na SASSE, Seguradora da Caixa em 1989 quando vislumbrei participar do primeiro curso de corretor de seguros no DF. Após 1 ano de curso, contei com o auxílio do colega para enviar a documentação da Rainha para registro no Rio de Janeiro. Contei também com seus conselhos e amizade ao longo de toda vida”, completa Regina.
Durante toda sua trajetória profissional, Parente sempre foi comprometido com a carreira e por ajudar todas as pessoas que precisavam ser inseridas na profissão. Posteriormente, quando da abertura do Sindicato dos Corretores de Seguros do Distrito Federal (Sincor/DF), o profissional atuou como diretor ao longo de toda sua carreira, até recentemente.
As corretoras e corretores do Distrito Federal são unânimes em reconhecer o apoio profissional de Parente. “Ele era uma pessoa muito querida por todos, paciente, amigo, tranquilo, generoso e sempre sorridente. Tratava a todos sem distinção. Suas características engrandeceram fortemente o mercado”, sinaliza Regina.
Brasília está em luto pela perda desse grande profissional e ser humano.