Sylvia Coutinho, uma das líderes mais respeitadas do mercado financeiro e referência na promoção da diversidade, acaba de ser anunciada como a nova head do LIDE Mulher, núcleo setorial do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais dedicado à valorização da liderança feminina no ambiente corporativo. O mandato tem início em 1º de agosto – é a segunda passagem da executiva pelo Comitê de Gestão do LIDE.
Com quase 40 anos de experiência em grandes instituições financeiras, Sylvia foi a primeira mulher a presidir um banco internacional no Brasil, liderando o UBS entre 2013 e 2023 e, posteriormente, as operações da instituição na América Latina. Antes disso, teve passagens de destaque pelo Citibank e pelo HSBC, atuando nas áreas de gestão de ativos, banco de varejo e seguros.
Recentemente, Sylvia também foi nomeada conselheira independente da Ambipar, empresa global de gestão ambiental e resposta a emergências, reforçando sua atuação estratégica em temas ligados à sustentabilidade e inovação corporativa.
Formada em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP, com pós-graduação em economia pela Universidade de São Paulo e MBA pela Columbia University, Sylvia construiu uma carreira marcada pelo compromisso com a diversidade, inovação e transformação cultural nas organizações. Atua ainda em conselhos de empresas e instituições dedicadas a causas sociais e ambientais, como o World Resources Institute Brasil (WRI Brasil).
Além da liderança do LIDE Mulher, Sylvia passa a integrar o Comitê de Gestão do LIDE, contribuindo com sua visão estratégica para fortalecer as ações do grupo em prol da diversidade e da inclusão no alto escalão do setor empresarial.
“É uma honra liderar o LIDE Mulher em um momento tão decisivo para o Brasil. A igualdade de gênero é uma pauta estratégica para a competitividade e a inovação. Vamos atuar para fortalecer a presença feminina em posições de liderança e construir conexões relevantes entre empresas e líderes comprometidos com essa transformação“, afirma Sylvia Coutinho.
O LIDE Mulher promove o debate e a articulação entre líderes empresariais e o setor público, com foco em ampliar a participação das mulheres em cargos de decisão e incentivar políticas de inclusão e equidade. O núcleo faz parte das unidades setoriais do LIDE, maior organização de líderes empresariais da América Latina e uma das principais do mundo, dedicada à integração entre o setor público e privado.
Nadir Moreno, que estava no comando do LIDE Mulher, passa a integrar o Conselho Estratégico do LIDE.
“A chegada de Sylvia Coutinho fortalece ainda mais o time de líderes do LIDE. Sua experiência e visão inclusiva serão fundamentais para impulsionar o debate sobre a liderança feminina no Brasil e promover mudanças concretas no ambiente empresarial“, destaca João Doria Neto, presidente do LIDE.