Executivo chega com sólida trajetória internacional em Finanças, Operações e M&A para fortalecer a estratégia de crescimento da companhia
A FCamara, multinacional brasileira de tecnologia e inovação, anuncia a chegada de Alessandro Porro como Chief Financial Officer (CFO). Com mais de 25 anos de atuação nas áreas Financeira e de Operações em grandes empresas da América Latina, o executivo assume o desafio de impulsionar a evolução estratégica e o crescimento sustentável do grupo com foco em inteligência de negócios, eficiência operacional e estruturação financeira.
Porro construiu sua carreira em companhias de referência nos setores de tecnologia e serviços, como Oracle, Atento, Capgemini, Tecban e SEK/Pátria, onde liderou times em diversos países. Foi responsável por processos complexos de fusões e aquisições (M&As), desde sua concepção até a integração – sempre com ênfase em geração de valor e captura de sinergias.
Ao longo de sua trajetória, Porro coordenou iniciativas estratégicas, como a criação de unidades de negócio, definição de políticas de precificação e reorganizações societárias e fiscais em múltiplos países, bem como a implementação de centros de serviços compartilhados. Também possui ampla vivência em gestão de riscos, compliance, planejamento de capital e desenvolvimento de estratégias de funding para apoiar a expansão empresarial, mesmo em cenários econômicos adversos.
Em sua experiência internacional, exerceu o cargo de CFO Regional para a América Latina liderando operações no México, Chile, Argentina, Colômbia, Peru e Equador, além de gerenciar equipes de backoffice e report com atuação nos Estados Unidos, Índia e Costa Rica.
“Acredito que o papel do CFO vai muito além da governança financeira. Trata-se de um parceiro estratégico de negócio que contribui para a tomada de decisões e a geração de valor de forma contínua”, afirma Porro. “Chego à FCamara com o propósito de apoiar o crescimento sustentável da companhia, que visa atingir o faturamento de R$ 1 bilhão em cinco anos, unindo minha expertise em ambientes complexos com uma atuação próxima das lideranças e dos stakeholders para que possamos alcançar resultados sólidos e consistentes”.