Não importa a empresa e tampouco o cargo dentro dela, todos nós precisamos ser analisados e entender se estamos suprindo as expectativas com os nossos resultados e entregas, certo? Para isso, nada melhor do que alimentar a cultura do feedback, uma prática já bem comum nas organizações. Ele encoraja, cria confiança e visa o aprimoramento das habilidades dos colaboradores.
Vamos entender melhor?
- O que é feedback?
- Tipos de Feedback e seus exemplos
- Por que é importante?
- Como o RH pode ajudar a aplicar a cultura de feedback na empresa?
- Dicas para dar um bom feedback
- Técnicas de Feedback
- Qual a diferença entre feedback e feedforward?
O que é feedback?
Afinal, o que é feedback? Um termo de origem inglesa que significa dar a resposta a determinada solicitação ou ocorrência. Em um ambiente organizacional, pode ser compreendido como uma reação a um acontecimento, ou seja, um retorno. Assim, passa a ser um elemento utilizado para alinhar objetivos e expectativas, desenvolver colaboradores e manter a produtividade.
Tipos de Feedback e seus exemplos
O feedback pode ser positivo, construtivo, negativo ou corretivo. Acompanhe a leitura que a gente explica cada um dos tipos de feedback e ainda exemplificamos!
Feedback positivo
Olha, não dá para confundir feedback positivo com elogio. Na verdade, é o reconhecimento de um mérito e indica que a pessoa está no caminho correto, está suprindo a expectativa.
- “Parabéns! Vimos que você vem trabalhando há bastante tempo para construir essa conquista.”
Feedback negativo ou corretivo
O feedback negativo ou corretivo é usado para indicar uma falha, no entanto, nunca menospreza ou ofende alguém.
- “Percebemos que a tarefa não foi entregue na data combinada. Encontrou dificuldades no caminho? O que podemos fazer para concluí-la o quanto antes?”
Feedback construtivo
O feedback construtivo considera os acertos e erros de um caso. Depois, mostra o caminho para a melhoria do problema através de uma estratégia ou nova oportunidade.
- "O projeto está ótimo, principalmente em relação ao planejamento. Podemos melhorar em tais pontos para atingir os objetivos mais rapidamente.”
Por que é importante?
Para a empresa
É por meio do feedback que seus funcionários ficarão sempre alinhados com os objetivos da empresa e cientes do que deve ser realizado para melhorar o desempenho. Isso causa um ciclo constante de melhoria e um aumento bem bacana na produtividade de toda a equipe.
Para os colaboradores
Os colaboradores que recebem feedbacks com frequência se mantêm motivados, afinal, sentem que a organização está atenta e valoriza seu trabalho, bem como seu desenvolvimento profissional. E isso é demais mesmo!
Para os gestores
O reconhecimento e valorização da equipe representa o êxito da liderança da empresa e um dos seus grandes desafios. Estimular o feedback e tê-lo de volta é fundamental para ser um profissional diferenciado.
Como o RH pode ajudar a aplicar a cultura de feedback na empresa?
Claro que não há como prever o andamento de um diálogo entre o emissor e o receptor do feedback. Até porque desenvolver pessoas é um processo mútuo, depende do gestor e depende do colaborador. Mas o RH pode adotar metodologia de feedbacks, que funcionaria como um guia para conduzir a conversa.
Além disso, é muitíssimo interessante ter plataformas de engajamento de equipe para os comentários serem feitos. É o caso do Feedz, do Factorial, do Peepi e por aí vai. Para estimular o uso, uma alternativa é oferecer benefícios corporativos.
Dicas para dar um bom feedback
Seja imparcial
É importante descrever bem o comportamento ou o acontecimento que será tratado, como ocorreu, sem fazer juízo de valores.
Vá direto ao ponto
Seja específico e não generalista. Pense na pergunta antes de começar a conversa: qual comportamento precisa ser melhorado ou aprimorado?
Crie uma cultura
Legal tornar o feedback algo solicitado, positivo, bem recebido. Nunca imposto. É aquilo: para uma boa colheita, precisamos de terra e sementes saudáveis.
Técnicas de Feedback
Feedback Sanduíche
O Feedback Sanduíche ressalta um ponto positivo para o colaborador, abrindo espaço para uma pergunta sobre seu comportamento ou sobre uma situação em específico. No final, o emissor do feedback dá uma ideia de solução para o problema.
Feedback SCI
O Feedback SCI é um modelo estruturado que usa alguns aspectos citados anteriormente: a situação, o comportamento e o impacto.
Feedback 360º
O feedback 360 faz uma avaliação do colaborador para colaborador, do gestor para colaborador e do colaborador para gestor. Sem contar as avaliações pessoais do próprio desenvolvimento e satisfação. Deu para sacar?
Feedback Kudos
A técnica Kudos se utiliza de cartões com comentários positivos para reconhecer as qualidades dos trabalhadores.
Feedback Wall
O Feedback Wall, por sua vez, possibilita que os colaboradores dêem seus feedbacks sobre a empresa e felicidade no trabalho. Mas tudo de uma forma técnica, com apresentação dos pontos positivos e dos pontos de melhoria.
Feedback Canvas
O Canvas se trata de uma metodologia bastante usual para a organização de ideias de projeto. Nesse caso, pode ser vista como uma avaliação de desempenho de equipes.
Qual a diferença entre feedback e feedforward?
Por acaso, sabe qual é a diferença entre feedback e feedforward? Essa explicação é bem simples. Feedback foca no que já passou, feedforward foca no que ainda está por vir. Um bom processo de avaliação concilia os dois.
Conte com a PIWI
Grandes empresas confiam na nossa solução para planos de saúde empresarial e para a melhoria do clima corporativo, seja você também nosso parceiro!
O que é feedback?
O feedback é o retorno a uma ação nas empresas, sendo ferramenta construtiva de comunicação e avaliação para melhorar comportamentos e o desempenho dos colaboradores.
Quais os principais tipos de feedback?
Os feedbacks têm três principais tipos: feedback positivo e negativo (ou corretivo), construtivo.
Por que o feedback é importante para a empresa?
O feedback ajuda a alinhar os colaboradores com as ideias das empresas, além de ajudá-los a buscar o melhor desempenho.