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Feedback: qual a importância e como o RH pode ajudar a aplicar na empresa?

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Não importa a empresa e tampouco o cargo dentro dela, todos nós precisamos ser analisados e entender se estamos suprindo as expectativas com os nossos resultados e entregas, certo? Para isso, nada melhor do que alimentar a cultura do feedback, uma prática já bem comum nas organizações. Ele encoraja, cria confiança e visa o aprimoramento das habilidades dos colaboradores.

Vamos entender melhor?

O que é feedback?

Afinal, o que é feedback? Um termo de origem inglesa que significa dar a resposta a determinada solicitação ou ocorrência. Em um ambiente organizacional, pode ser compreendido como uma reação a um acontecimento, ou seja, um retorno. Assim, passa a ser um elemento utilizado para alinhar objetivos e expectativas, desenvolver colaboradores e manter a produtividade.

Tipos de Feedback e seus exemplos

O feedback pode ser positivo, construtivo, negativo ou corretivo. Acompanhe a leitura que a gente explica cada um dos tipos de feedback e ainda exemplificamos!

Feedback positivo

Olha, não dá para confundir feedback positivo com elogio. Na verdade, é o reconhecimento de um mérito e indica que a pessoa está no caminho correto, está suprindo a expectativa.

  • “Parabéns! Vimos que você vem trabalhando há bastante tempo para construir essa conquista.”

Feedback negativo ou corretivo

O feedback negativo ou corretivo é usado para indicar uma falha, no entanto, nunca menospreza ou ofende alguém.

  • “Percebemos que a tarefa não foi entregue na data combinada. Encontrou dificuldades no caminho? O que podemos fazer para concluí-la o quanto antes?”

Feedback construtivo

O feedback construtivo considera os acertos e erros de um caso. Depois, mostra o caminho para a melhoria do problema através de uma estratégia ou nova oportunidade.

  • "O projeto está ótimo, principalmente em relação ao planejamento. Podemos melhorar em tais pontos para atingir os objetivos mais rapidamente.”

Por que é importante?

Para a empresa

É por meio do feedback que seus funcionários ficarão sempre alinhados com os objetivos da empresa e cientes do que deve ser realizado para melhorar o desempenho. Isso causa um ciclo constante de melhoria e um aumento bem bacana na produtividade de toda a equipe.

Para os colaboradores

Os colaboradores que recebem feedbacks com frequência se mantêm motivados, afinal, sentem que a organização está atenta e valoriza seu trabalho, bem como seu desenvolvimento profissional. E isso é demais mesmo!

Para os gestores

O reconhecimento e valorização da equipe representa o êxito da liderança da empresa e um dos seus grandes desafios. Estimular o feedback e tê-lo de volta é fundamental para ser um profissional diferenciado.

Como o RH pode ajudar a aplicar a cultura de feedback na empresa?

Claro que não há como prever o andamento de um diálogo entre o emissor e o receptor do feedback. Até porque desenvolver pessoas é um processo mútuo, depende do gestor e depende do colaborador. Mas o RH pode adotar metodologia de feedbacks, que funcionaria como um guia para conduzir a conversa.

Além disso, é muitíssimo interessante ter plataformas de engajamento de equipe para os comentários serem feitos. É o caso do Feedz, do Factorial, do Peepi e por aí vai. Para estimular o uso, uma alternativa é oferecer benefícios corporativos.

Dicas para dar um bom feedback

Seja imparcial

É importante descrever bem o comportamento ou o acontecimento que será tratado, como ocorreu, sem fazer juízo de valores.

Vá direto ao ponto

Seja específico e não generalista. Pense na pergunta antes de começar a conversa: qual comportamento precisa ser melhorado ou aprimorado?

Crie uma cultura

Legal tornar o feedback algo solicitado, positivo, bem recebido. Nunca imposto. É aquilo: para uma boa colheita, precisamos de terra e sementes saudáveis.

Técnicas de Feedback

Feedback Sanduíche

O Feedback Sanduíche ressalta um ponto positivo para o colaborador, abrindo espaço para uma pergunta sobre seu comportamento ou sobre uma situação em específico. No final, o emissor do feedback dá uma ideia de solução para o problema.

Feedback SCI

O Feedback SCI é um modelo estruturado que usa alguns aspectos citados anteriormente: a situação, o comportamento e o impacto.

Feedback 360º

O feedback 360 faz uma avaliação do colaborador para colaborador, do gestor para colaborador e do colaborador para gestor. Sem contar as avaliações pessoais do próprio desenvolvimento e satisfação. Deu para sacar?

Feedback Kudos

A técnica Kudos se utiliza de cartões com comentários positivos para reconhecer as qualidades dos trabalhadores.

Feedback Wall

O Feedback Wall, por sua vez, possibilita que os colaboradores dêem seus feedbacks sobre a empresa e felicidade no trabalho. Mas tudo de uma forma técnica, com apresentação dos pontos positivos e dos pontos de melhoria.

Feedback Canvas

O Canvas se trata de uma metodologia bastante usual para a organização de ideias de projeto. Nesse caso, pode ser vista como uma avaliação de desempenho de equipes.

Qual a diferença entre feedback e feedforward?

Por acaso, sabe qual é a diferença entre feedback e feedforward? Essa explicação é bem simples. Feedback foca no que já passou, feedforward foca no que ainda está por vir. Um bom processo de avaliação concilia os dois.

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O que é feedback?

O feedback é o retorno a uma ação nas empresas, sendo ferramenta construtiva de comunicação e avaliação para melhorar comportamentos e o desempenho dos colaboradores.

Quais os principais tipos de feedback?

Os feedbacks têm três principais tipos: feedback positivo e negativo (ou corretivo), construtivo.

Por que o feedback é importante para a empresa?

O feedback ajuda a alinhar os colaboradores com as ideias das empresas, além de ajudá-los a buscar o melhor desempenho.

Via: Piwi

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