Confira artigo de Dani Chaia, Relações-Públicas
Chegou o último mês do ano e com ele os eventos corporativos de fim de ano. Essas comemorações são incríveis e se bem curtidas podem gerar oportunidades de negócio para o próximo ano ou até mesmo reforçar vínculos existentes. Mas muitos ainda não percebem isso e acabam procedendo de forma que perdem a reputação em 4 horas de confraternização.
Algumas gafes como beber demais ou gerar brigas e discussões podem custar a REPUTAÇÃO de uma vida, sabia?
Com isso, surgem as dúvidas sobre como se comportar nestes eventos – que nada tem a ver com as festas comuns.
Assim como um almoço de negócios, guardando as devidas proporções, assim é a festa de Confraternização de fim de ano da empresa. No almoço você ‘veste a roupa do homem e da mulher de negócios’ e tem o objetivo de mostrar a proposta para o cliente, certo? E, neste caso a sua imagem é de um ou uma profissional séria, assertiva e focada nas metas e resultados. Na festa de fim de ano é quase a mesma coisa.
A festa de fim de ano é um local onde todos os profissionais da empresa se encontram para ‘vender’ sua imagem ao gestor, líder: ou você pode ser o próximo promovido (a) pelos seus resultados e comportamento adequado, ou você está mostrando a ele que não vai se arrepender de tê-lo na equipe. O que eu quero dizer com isso: que além de celebrar as conquistas da empresa, as festas servem para promover a integração, se fazer conhecido!! É um excelente momento para aprimorar o relacionamento interpessoal e pode ser um canal descontraído, interessante para que líderes e liderados se conheçam melhor. Esses eventos são a hora de vender a sua boa imagem; hora do networking, bebê!!
Interessante que determinar uma lista de atitudes e comportamentos que deve ou não ser feito ao longo da festa só faz sentido se for seguida com o uso do bom senso e você entender que isso impacta diretamente na SUA reputação como profissional você pode ser bem recompensado com isso.
É importante lembrar que momentos informais servem para criar vínculos e que a intimidade está diretamente relacionada à reciprocidade; do contrário fica inconveniente.
A seguir, algumas dicas que podem ajudar a manter a boa imagem nas festas de fim de ano:
- Quando aceitar o convite e participar da confraternização lembre-se de perguntar o dresscode do evento; mas caso não possa estar presente, agradeça e informe o motivo da sua ausência;
- Se for o dono da empresa, lembre-se de comunicar aos clientes o horário de atendimento do trabalho e qual o telefone do plantão, se houver;
- Chegue na hora combinada para cumprimentar a todos, essa atitude elegante pode fazer com que você tenha acesso a pessoas que antes não tinha;
- Lembre-se de que: por mais informal que seja é uma reunião de trabalho e não uma balada;
- Não exagere nos drinks e bebidas alcoólicas durante a festa, beba com responsabilidade e não dirija após o término da festa;
- Faça networking, relacione-se com todos mas evite grupinhos;
- Respeite o dresscode da festa. Vale ressaltar que roupas curtas ou com decotes e os camisas abertas ou camisetas podem não ser bem-vindas;
- Seja agradável com todos e busque falar de temas neutros que não prejudiquem a imagem da empresa ou das pessoas. Você está sendo observado!!
- Tenha espírito de equipe: Se algum colega exagerou, ajude-o. Retire-o do ambiente de forma sutil e com os colegas, mude o rumo da ‘prosa’… fale sobre os novos rumos da empresa;
- Uma sugestão interessante: não seja o último a sair da festa, não é uma regra, mas evita exageros;
- É recomendável evitar sair junto com os superiores, para que não passe uma imagem errada a seu respeito: a de que estava na festa apenas por causa disso! Ao menos que seja muito próximo.
Tenha sempre em mente a questão: O que eu estou fazendo está me ajudando a construir uma boa imagem a meu respeito? Sim… Vá em frente; Não… Então pare e refaça a estratégia.
Seu capital reputacional foi construído ao longo de anos. As festas de fim de ano são para ser aproveitadas de forma assertiva. Menos é mais e aproveite para deixar a sua marca positiva na mente de seu líder.
Não destrua a sua reputação em 4 horas de confraternização.
Sobre Dani Chaia
É Relações-Públicas membro do seu Conselho de Classe, CONRERP1 sob o nº 3973; Mestre em Avaliação Organizacional, com MBA Gestão de Pessoas, especialista em Comunicação Empresarial, Comunicação de Crise e Empreendedora. Atuou por 9 anos na área de comunicação do sistema Petrobras, participando do plano de comunicação de crise da empresa; por mais 3 anos atuou na gestão de Conhecimento, na área de TI e mais 2 anos na área de serviços, ambos na Transpetro/subsidiária do sistema Petrobras.
Foi coordenadora da Agência de Notícias da Veiga de Almeida – AgênciaUVA. Também exerceu a função de assessora do Coordenador de Comunicação do Projeto entre a UERJ e a Superintendência de Educação Ambiental onde também atuou como assessora de relacionamento.
Atualmente envolvida nos projetos dos clientes da sua Consultoria, DaniCHaiaRP Comunicação e Relações Públicas, além de projetos acadêmicos como professora convidada.
Materializou o seu projeto de mestrado e criou em meio digital o Instrumento de autoavaliação das Boas Práticas de Comunicação e de Governança Corporativa que visa implantar nas empresas a Cultura de Prevenção de Crises, com o objetivo de cuidar da reputação e imagem da empresa.