Confira artigo de Aklla Vieira, Nutricionista da Rede Meu Doutor Novamed
As festas juninas, julinas e agostinas, uma tradição trazida pelos portugueses para homenagear santos como Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo, são notáveis por sua popularidade em todo o Brasil, especialmente no Nordeste. Sem dúvida uma celebração com a qual temos forte conexão sociocultural, e ocupam um lugar especial na nossa memória afetiva.
Além das danças, músicas e trajes típicos, uma das características marcantes dessas festividades é a culinária, com um vasto cardápio de quitutes, como milho verde, pé de moleque, doces de abóbora e batata doce, canjica, churrasquinho e salsichão.
Em tempos em que estamos cada vez mais atentos à relação entre nossos hábitos alimentares e a saúde, é normal nos questionarmos se é possível aproveitar essas delícias de maneira saudável. A boa notícia é que sim. O segredo está na moderação, controlando as porções, e na escolha, optando por alimentos menos açucarados.
O valor nutricional das comidas típicas dos festejos juninos é sustentado por uma série de estudos. Um deles, da Universidade de São Paulo (USP), destaca que o milho é excelente fonte de energia, rico em carboidratos, vitaminas A e B, fibras e antioxidantes, que também protegem a visão, fortalecem o sistema imunológico e beneficiam a saúde intestinal. Outro, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), aponta que o amendoim, rico em proteínas e gorduras saudáveis, contém resveratrol, um antioxidante que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. A batata doce, por sua vez, é um alimento de baixo índice glicêmico, o que pode ajudar no controle dos níveis de açúcar no sangue, além de ser rica em vitamina A, essencial para a saúde ocular.
E mais: a pesquisa global sobre hábitos alimentares, publicada na revista The Lancet em 2019, revela que dietas ricas em grãos integrais, frutas, vegetais e nozes, comuns nas comidas juninas, estão associadas a uma menor incidência de doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.
Em suma, muitas comidas típicas das festas juninas, julinas e agostinas são, além de deliciosas, nutritivas e podem ser apreciadas de forma saudável, desde que com moderação. A riqueza nutricional dos ingredientes, combinada com a importância cultural e econômica dessas festividades, faz das festas juninas um evento significativo para a saúde e o bem-estar dos brasileiros.
Aproveite as festas típicas no que elas têm de melhor, sem renunciar a uma vida saudável.