Associação de ex-alunos do Programa de Preparação para Conselheiros promoverá discussões para o desenvolvimento da governança corporativa
A FIA Business School, uma das melhores escolas de formação executiva do país, apoia a fundação da CONFIA, associação de ex-alunos que pretende abrir diálogo e promover espaços de discussões que contribuam para o desenvolvimento da governança corporativa nas empresas brasileiras.
Além de enriquecer o debate sobre o tema, a CONFIA quer atrair novos valores jogando luz sobre a vanguarda do conhecimento em governança corporativa no Brasil e no mundo, tendo como exemplo boas práticas e inovações na área.
Miguel Neto, Presidente do Conselho de Administração da CONFIA, afirma que “existe espaço para novas ideias e debates sobre governança e queremos estar na dianteira desse movimento com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das empresas brasileiras”.
No médio e longo prazo, a CONFIA deve desenvolver iniciativas que proporcionarão aos seus associados educação continuada (lifelong learning) por meio do acesso a debates, encontros, mesas redondas e eventos que contribuam para o desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional. Outra frente de trabalho almejada pela CONFIA é a realização, apoiados na academia, de estudos com base científica, em que os associados poderão conhecer e debater antecipadamente os resultados, o que proporcionará massa crítica para retroalimentar as atividades da CONFIA, criando um ciclo virtuoso.
“Estamos felizes em apoiar a fundação da CONFIA. Essa iniciativa reforça nosso know how de mais de 40 anos em formar executivos e incentivar boas práticas de governança corporativa nas organizações”, ressalta Roberto Sbragia, presidente da FIA Business School.
O evento de lançamento da CONFIA aconteceu na FIA Business School e contou com a presença de ícones ligados à governança corporativa, como Marco Antonio Bologna, Senior Partner da Galapagos Capital e Conselheiro do Grupo Astra/Oliva, Sandra Marchini Comodaro, advogada do Comodoro Advogados e presidente do Conselheiras, Victor Bassan de Almeida, Presidente Executivo do Conselho de Administração da Pacaembu Construtora, e Claudio Pinheiro Machado Filho, professor da FIA Business School.
Formam o corpo diretivo da associação, Avelino Cortellini Junior na presidência, e Teresa Cristina Charota, Raul Guilherme Gama Boaventura e Silvio Luis Vasconcelos como diretores. Entre os conselheiros que complementam o time estão, Renata Spers e Claudio Pinheiro Machado Filho, ambos professores da FIA Business School.
Athena Pallas como patronesse da CONFIA
Athena é uma das figuras mais poderosas da mitologia grega. Ela é a deusa da sabedoria e da estratégia, inclusive militar, das artes e da justiça. Athena personifica a estratégia e a sabedoria em tempos de conflito e é reverenciada como a deusa da justa batalha, onde a inteligência e a habilidade superam a força bruta em situações de conflito. Conselhos e governança lidam com a arte de abordar conflitos com estratégia, ética, justiça e sabedoria, buscando sempre soluções com habilidade consensual.