Dia do Consumidor, Black Friday e outros períodos importantes podem ajudar a turbinar as vendas do seu e-commerce
O início de ano é sempre um momento de organizar e planejar o negócio para alcançar metas maiores que os doze meses que se passaram. E com o mercado de e-commerce em crescimento, saber como aproveitar essa alta faz toda a diferença. De acordo com a estimativa da ABComm Forecast, o setor deve faturar R$185,7 bilhões em 2023 — uma diferença de mais de R$ 16,11 bilhões em relação ao faturamento de 2022. A projeção ainda é que esse número continue subindo nos próximos anos, pelo menos até 2026.
Para aproveitar a onda e tomar decisões mais assertivas, os dados podem ajudar a fornecer as informações relevantes que farão a diferença para os negócios. Por isso, a Nubimetrics, plataforma que empodera os sellers com dados inteligentes, dá 4 dicas para aproveitar todos os períodos do ano e aumentar as vendas no online.
1 – Saiba o que os consumidores estão pesquisando
Compradores geram demanda por meio das pesquisas de produtos nos marketplaces. Esses termos são chamados de palavras-chave e são uma fonte valiosa de informações para entender os desejos dos compradores e saber quais itens vender. “Estudar os termos mais procurados em cada categoria para conhecer a demanda e identificar quais produtos chamam a atenção do consumidor é essencial. O vendedor não pode deixar de incorporar esses termos aos títulos dos anúncios, pois ajudará os artigos a conquistarem um melhor posicionamento nas listas”, explica Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer da Nubimetrics.
2 – Fique atento nas tendências
Antecipar as preferências dos clientes não é uma tarefa fácil, mas é um exercício que deve ser constante para identificar e reagir rapidamente às mudanças no mercado. “Recomendamos sempre que os nossos sellers comparem de perto os itens que estão em alta no marketplace, combinando a análise das palavras-chave mais pesquisadas e dos produtos mais vendidos, para identificar novas tendências. A rentabilidade pode estar aí”, afirma a especialista.
3 – Monitore a sazonalidade
É comum, ao longo do ano, o consumo de algumas categorias e produtos variarem de acordo com o clima, a estação do ano, festividades etc. Esse fenômeno é chamado de sazonalidade e é uma das variáveis mais importantes para quem vende online. Embora alguns padrões sejam óbvios, como por exemplo a venda de biquínis e sungas no verão ou de casacos no inverno, a verdade é que, na grande maioria das vezes, não é possível usar a intuição para saber quando a demanda em uma categoria vai crescer ou diminuir. Por esse motivo, é essencial estudar esse fenômeno.
Juliana garante que quando esse exercício é incorporado no dia a dia do negócio, é possível prever e antecipar demandas. “É assim que garantimos informações valiosas para desvendar o comportamento do consumidor, e, principalmente, preparar de forma mais eficiente o negócio, fazendo um melhor uso dos nossos recursos, tempo e dinheiro nas flutuações da demanda”, diz.
4 – Siga de perto seus concorrentes
Outra ação importante para incorporar em sua estratégia de 2023, é a análise de concorrência. E nesse sentido não entram apenas vendedores que competem na mesma categoria de forma direta, mas também aqueles que disputam o mesmo público-alvo e nicho. Por isso, é importante observar os sellers que oferecem os mesmos produtos e estudar o que estão fazendo. “Entender como estruturam seus anúncios, as palavras-chaves que usam, as marcas com que trabalham, preços, estratégias de envio, formas de pagamento são ótimas ações para melhorar seu negócio online”, finaliza a CRO.