FIDCs com lastro em precatórios ganham força em meio ao crescimento da indústria de fundos

Stock market chart showing upward trend.
Photo by Arthur A on Unsplash

A modalidade, em expansão no mercado financeiro, oferece aos investidores a possibilidade de diversificar sua carteira

Segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) dobraram de 2022 para cá e alcançaram R$ 690 bilhões em patrimônio sob gestão. O avanço supera o dos Fundos de Investimento em Participações (FIPs), que cresceram 42% no mesmo período, e a expansão de 32% da indústria de fundos como um todo. O desempenho reforça o protagonismo dos FIDCs e abre espaço para estruturas lastreadas em precatórios.

Nesse cenário, os FIDCs com lastro em precatórios vêm se consolidando como alternativa atraente para investidores que buscam diversificação de portfólio e altas taxas de retorno. Esses fundos permitem transformar créditos judiciais em liquidez e previsibilidade de recebimento, mas também exigem análise detalhada dos riscos. Aspectos como tempo de pagamento, expectativa de retorno e precificação dos créditos precisam ser considerados, além de uma assessoria jurídica robusta para dar segurança à operação.

“O FIDC com lastro em precatório é uma opção cada vez mais procurada por investidores que buscam diversificação e alta rentabilidade. Mas é necessário que os riscos sejam analisados com cautela, principalmente no que diz respeito à expectativa de retorno, ao tempo de pagamento e à precificação desses créditos”, avalia Lourenço Grieco, sócio da Nogueira Grieco Advogados e mestre em Direito Constitucional pela PUC-SP.

“Esse tipo de instrumento cria liquidez para credores e viabiliza operações sofisticadas para investidores institucionais. Com a análise jurídica adequada, é possível estruturar operações sólidas, seguras e com previsibilidade”, conclui Jerônimo Nogueira, sócio do escritório, mestre e doutorando em Direito Administrativo pela PUC-SP.

Total
0
Shares
Anterior
Tokio Marine reúne 2.500 participantes na 4ª edição do Movimento Vida Saudável
people running on gray asphalt road during daytime

Tokio Marine reúne 2.500 participantes na 4ª edição do Movimento Vida Saudável

Evento promove saúde, integração e destaca benefícios do Seguro de Vida

Próximo
Especialistas debatem impactos da tokenização imobiliária no Demarest
Foto por: Giammarco Boscaro/ Unsplash Images

Especialistas debatem impactos da tokenização imobiliária no Demarest

Evento acontecerá nesta sexta, dia 19, e reunirá empresários e representantes do

Veja também