Quinzena do Seguro

Finanças Comportamentais. Já ouviu falar?

Tudo sobre serviços financeiros, seguros e muito mais - Universo do Seguro
Reprodução

Você deve estar pensando: “nossa, mais uma modinha que vai bombar”. Engano seu. Essa espécie de ramo da economia surgiu na década de 1970 e ficou ainda forte nos anos de 1990. Isso porque o Modelo Moderno de Finanças, até então aplicado na economia mundial, não está dando conta de decifrar as inúmeras e diversas turbulências sofridas pelo mercado financeiro.

Mas vamos entender o que significa Finanças Comportamentais. Pesquisadores explicam que é uma área do conhecimento multi e interdisciplinar que estuda a dominância de fatores cognitivos, emocionais, culturais e sociais na tomada de decisão dos investidores. E por que multi e interdisciplinar? Porque ela está dentro da economia, da psicologia, da neurociência, da sociologia e da antropologia.

Quem investe algum dinheiro por mês sabe que bancos e gestoras de fundos costumam traçar um perfil do investidor antes de ele se arriscar e sair apostando seu rico dinheiro em tudo o que parece lucrativo.

Estudos e pesquisas em Finanças Comportamentais têm mostrado que isso é importante, sim, mas as emoções e o contexto sociocultural do investidor têm grande influência sobre ele na hora de apostar suas fichas.

Dessa forma, pesquisadores dessa área começaram a identificar e analisar padrões de comportamento dessas pessoas, ou seja, dos investidores que vêm determinando movimentos no mercado financeiro. Então, isso é mais sério do que imaginamos?

Apesar dessa área ainda ser um tanto controversa, é sério, sim. Não à toa, o tema tem sido tema de debate entre pesquisadores e figuras do mercado financeiro a fim de identificar e desenvolver modos de se trabalhar com tais comportamentos.

Mas antes de tirar qualquer conclusão precipitada e cair na tentação de comprar ou vender títulos e ações aleatoriamente, é importante adquirir conhecimento na área e se planejar. Afinal, como todo mundo sabe, o mercado é volátil e crises vêm e vão.

Posts relacionados Saiba como usar seu FGTS

Antigamente, o FGTS só podia ser sacado, ou seja, usado quando a pessoa era demitida ou quando ia adquirir um Leia mais

Vai investir? Saiba a diferença entre renda fixa e renda variável

Quem não é investidor “de carteirinha”, geralmente, não sabe muito bem a diferença entre fixa e renda variável. Aqui, vamos Leia mais

O post Finanças Comportamentais. Já ouviu falar? apareceu primeiro em Blog da Seguros Unimed.

Via: Seguros Unimed

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Pagamentos do Bolsa Família começam nesta quarta-feira (18)

Pagamentos do Bolsa Família começam nesta quarta-feira (18)

O pagamento do auxílio que voltará a ser chamado de Bolsa Família será iniciado

Next
Sincor-SP disponibiliza boleto da Contribuição Sindical Pessoa Jurídica
Tudo sobre serviços financeiros, seguros e muito mais - Universo do Seguro

Sincor-SP disponibiliza boleto da Contribuição Sindical Pessoa Jurídica

As empresas corretoras de seguros já podem acessar o boleto da Contribuição

You May Also Like