Koin, fintech que traz soluções financeiras de “Buy Now, Pay Later”, traz dicas de como pesquisar e fazer compras mais seguras
A Black Friday se tornou um clássico do mercado brasileiro, crescendo a cada ano. Apesar de o consumidor encontrar preços mais baixos, com o crescimento da importância e da movimentação na data, aumentaram os casos de ações fraudulentas, golpes e descontos irrisórios. A Koin, fintech que traz soluções financeiras de “Buy Now, Pay Later”, traz dicas de como pesquisar e fazer compras mais seguras, no próximo dia 24 de novembro.
“O consumidor, se comprar de forma consciente, pode encontrar muitas oportunidades na Black Friday e já adiantar até algumas compras para o Natal, sempre com atenção às questões de segurança e às formas de pagamento”, reforça Juana Angelin, COO da Koin.
O que vale comprar?
A sexta-feira de descontos é conhecida, principalmente, pela procura maior pelos eletrônicos. Então, celulares e smarTVs podem ser excelentes opções, além de eletrodomésticos da chamada “linha branca” – refrigeradores, freezers, condicionadores de ar, lavadoras de roupa, secadoras e microondas, entre outros.
Vale ficar de olho também em lojas de roupas e calçados, itens de farmácia e cursos online, que geralmente oferecem bons descontos. Já os móveis são uma categoria que, devido também ao alto valor agregado e a longa duração, podem ter menor índice de boas ofertas nesta época.
Que cuidados tomar?
- Conheça o preço dos produtos antes da temporada. Tome cuidado com algumas lojas, que muitas vezes tendem a começar novembro com preços cheios para dar a sensação, durante a Black Friday, de que oferecem descontos muito expressivos, quando, na verdade, o consumidor está comprando pelo preço normal;
- Compre em lojas conhecidas e fuja de sites duvidosos. Uma dica é consultar sites de reclamações de consumidores e pesquisar se a loja em questão tem boa reputação em geral;
- Não acredite em preços muito discrepantes em relação ao que o mercado tem praticado, em cada categoria de produto;
- Atente-se à política de entregas, com prazos e horários;
- Determine um valor máximo que você pode gastar na Black Friday: o consumo consciente é sempre importante;
- Dê preferência aos cartões e outras modalidades de compras virtuais, como boleto e pix. A atitude ajuda na prevenção de golpes, como clonagem do meio de pagamento.
Consumo consciente
Nesta época, é natural que o excesso de promoções faça as pessoas caírem em tentação e gastem mais do que o bolso permite. Por isso, é importante avaliar alguns pontos antes de comprar por impulso (e se arrepender depois).
“Vale fazer uma lista dos itens que você realmente precisa, e comparar opções de marcas e categorias. Outro ponto importante é avaliar o meio de pagamento e, caso o parcelamento seja uma opção, avalie se o valor da parcela cabe, de fato, no seu orçamento”, reforça a COO da Koin. Por fim, lembra Juana, antes de comprar, pense se o produto vai estar em uso daqui 6 meses ou um ano, para que valha realmente a pena a compra, especialmente no caso de um produto durável.