Confira análise do mercado financeiro por André Meirelles, Diretor de Alocação e Distribuição da InvestSmart XP
Conforme amplamente esperado pelo mercado, o The Federal Open Market Committee (FOMC) manteve a taxa de juros norte-americana no intervalo de 5,25% – 5,50%.
A grande expectativa do mercado estava nas projeções dos membros do FOMC, que são lançadas trimestralmente. Na reunião de março, a mediana das projeções apontava para três cortes na taxa básica de juros esse ano. Nessa reunião o número foi revisado para projeção de apenas 1 corte esse ano.
Além disso, o FOMC alterou as expectativas de inflação para 2024 e 2025 e também aumentou a taxa de juros de longo prazo de 2,6% para 2,8%, reforçando o discurso de juros altos por mais tempo.
Essas mudanças de expectativa estão em linha com a alteração recente no cenário americano, após os dados de inflação e mercado de trabalho virem acima do esperado pelo mercado entre dezembro/2023 e março/2024. Apesar do tom mais duro nas projeções do FOMC e no discurso do Jerome Powell, a curva de juros americana opera em queda nos vértices curtos e longos, influenciados pelo CPI de maio, que foi lançado hoje pela manhã e foi abaixo da projeção.
É importante ressaltar que durante a entrevista Powell afirmou que as projeções dos membros do FOMC já consideravam o CPI melhor do que o esperado, mas como os dados anteriores foram piores do que o projetado, o cenário ainda exige cautela.