Zurich no Brasil

Fonte de Futuro chega à 40ª escola e avança o abastecimento de água potável na rede de ensino público no país

Fonte de Futuro chega à 40ª escola e avança o abastecimento de água potável na rede de ensino público no país / Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Iniciativa do Instituto BRK, Zurich Seguros e outros parceiros já beneficia milhares de crianças e adolescentes em diversos municípios e quer alcançar 200 escolas públicas no Brasil

A falta de acesso à água potável, que compromete a saúde e o aproveitamento escolar de milhões de crianças no Brasil, acaba de ser superada na Escola Municipal de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos, em Palmas (TO). A instituição está recebendo o Fonte de Futuro, projeto do Instituto BRK idealizado com a Zurich Seguros, que instala sistemas permanentes de abastecimento de água tratada, garantindo mais qualidade de vida, saúde e melhores condições de aprendizado para estudantes e profissionais da educação. A chegada também marca a celebração da 40ª escola contemplada pelo projeto, número que será alcançado ainda em setembro de 2025.

O evento de inauguração aconteceu no último dia 3 de setembro, com a presença de autoridades e representantes das empresas parceiras, incluindo Zurich Seguros, Mérieux, Gallagher, Scotiabank, Kearney, e Group LinkOne.

Para a diretora da escola, Desterro Ibiapina, a implementação do projeto representa um marco importante. “A ausência de segurança quanto à qualidade da água disponível sempre gerou preocupação, para a comunidade escolar. A partir dessa parceria, damos um passo significativo para assegurar saúde, bem-estar e melhores condições de ensino e aprendizagem para todos”, comenta.

O desafio enfrentado pela escola de Palmas não é um caso isolado. Cerca de 38 mil escolas brasileiras não têm acesso a uma fonte segura de abastecimento de água e 5,2 milhões de crianças e adolescentes convivem diariamente com o risco de terem doenças de veiculação hídrica. Além disso, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (IBGE, 2020), jovens que vivem em áreas sem acesso à rede de distribuição de água têm, em média, um atraso escolas 3,1% maior.

Foi para combater esse cenário que o Instituto BRK, organização sem fins lucrativos criada pela BRK, uma das maiores empresas privadas de saneamento do país, lançou o projeto Fonte de Futuro, no final de 2024. O fornecimento de água potável nas escolas participantes conta com a parceria da Zurich Seguros e diversos outros parceiros, e a meta é levar água potável a 200 escolas públicas nos próximos anos, beneficiando diretamente mais de 118 mil pessoas, incluindo 47 mil estudantes, 12 mil professores e 59 mil familiares.

“O saneamento é um direito essencial que impacta diretamente a saúde e o futuro da educação no Brasil. O Fonte de Futuro reforça, portanto, o compromisso da BRK de transformar vidas por meio do saneamento e consolidar um legado positivo para a sociedade”, afirma o CEO da BRK, Alexandre Honore Marie Thiollier Neto.

Carlos Almiro, presidente do Instituto BRK, destaca o poder transformador do projeto: “Encontramos uma forma de ampliar o acesso à água tratada em áreas fora do nosso escopo contratual, levando dignidade, saúde e educação ambiental para quem mais precisa”, diz

Para a Zurich, o projeto se diferencia não só por transformar a vida de crianças e jovens, mas por evidenciar o potencial das parcerias em ampliar o impacto positivo na sociedade. “Na Zurich, acreditamos que promover a resiliência econômica começa com garantir condições básicas. Sabemos que a falta de acesso à água tratada impacta diretamente o desempenho escolar e, consequentemente, as oportunidades dessas crianças e jovens. Por isso, unir forças com um parceiro como a BRK potencializa nosso impacto e reforça nosso compromisso de abrir caminhos para as próximas gerações”, afirma Edson Franco, CEO da Zurich Seguros.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O abastecimento é realizado por meio de equipamentos capazes de tratar a água e eliminar 100% de vírus e bactérias. A tecnologia permite a instalação rápida e eficiente em locais sem acesso ao sistema público de abastecimento, garantindo que as crianças possam estudar em um ambiente mais seguro e saudável.

A jornada do projeto começou em um cenário emblemático, a Escola Indígena Tainá, na Aldeia Canoanã, localizada em Formoso do Araguaia (TO), onde toda a água consumida pelos 108 alunos e pelos funcionários era coletada em rios e poços, sem qualquer tipo de tratamento, expondo a comunidade a um risco diário de doenças.

Para Leomárcia Ferreira Maia, coordenadora educacional da escola, o projeto tem beneficiado também toda a comunidade da aldeia. “Muitas pessoas não tinham água tratada para beber e acabavam consumindo água do rio. E hoje a escola consegue compartilhar a água com os moradores da comunidade. O projeto mudou a nossa rotina, deixando o ambiente da escola mais seguro, saudável, cheio de oportunidade para aprender sobre o cuidado com o ambiente.”

Além de garantir o abastecimento de água, o projeto promove educação ambiental, conscientizando estudantes e suas famílias sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.

Total
0
Shares
Anterior
GBOEX lança Plano Vida Casal
/ Divulgação

GBOEX lança Plano Vida Casal

Com o novo produto, o casal conta com mais praticidade, proteção e benefícios

Próximo
Lojacorr leva ao Conec time completo de diretoria executiva e diretores regionais
Foto: Divulgação Lojacorr

Lojacorr leva ao Conec time completo de diretoria executiva e diretores regionais

A Lojacorr, maior rede de corretores de seguros do Brasil, participará do 20º

Veja também