Em sua 24ª edição, evento abordou os avanços e as perspectivas com o uso da tecnologia no dia a dia das entidades
No último dia 13 de agosto, aconteceu em São Paulo a 24ª. edição do Fórum de Investimentos para Fundos de Pensão organizado pela LUZ Soluções Financeiras. O evento, que contou com o apoio da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), reuniu mais de 100 participantes, entre representantes e profissionais de entidades de Previdência Complementar. Com o tema central “Tecnologia em Foco: para além da eficiência, um meio para a gestão da cultura”, o evento abordou o histórico, os avanços e as perspectivas para as fundações com os avanços da tecnologia.
O primeiro painel começou com Jadson João Alves da Silva, consultor de investimentos da LUZ Soluções Financeiras, que apresentou um comparativo de desempenho de 250 planos. O levantamento incluiu planos de Benefício Definido (BD), Contribuição Variável (CV) e Contribuição Definida (CD), com gestão própria e multipatrocinados. As informações foram complementadas pela apresentação do panorama tecnológico no mercado previdenciário, conduzida por Marina Cunha, consultora de Previdência da LUZ. O painel também contou com a apresentação de Francisco Fernandes, sócio da PFM Consultoria e Sistemas, que trouxe um estudo sobre riscos e controles internos em Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC).
Ainda no período da manhã, Fernando Galdi, superintendente de estratégia e inovação da Bradesco Asset Management, apresentou a evolução da Inteligência Artificial, desde os conceitos iniciais de aprendizado de máquina até as aplicações da IA generativa e como ela pode ajudar a aumentar a produtividade e facilitar processos. A apresentação foi seguida pelo painel “Fundos de Pensão: Panorama de riscos, tecnologia e cultura”, que contou com a participação de Fernando Savioli, diretor de investimentos da Sabesprev, Édner Castilho, gerente executivo de governança, riscos e compliance da Vivest e Marcelo Pezzutto, presidente da Visão Prev.
No período da tarde, a programação começou com a palestra de Érick Murillo Vilegas, especialista de investimentos da BB Asset sobre a jornada ESG nas fundações, seguida pela apresentação do diretor de normas da PREVIC, Alcinei Rodrigues, sobre investimentos, tecnologia e regulação. Na apresentação, Rodrigues abordou desde as funções da PREVIC, a supervisão baseada em riscos, a segmentação das EFPCs, até a estratégia e as expectativas da PREVIC frente ao ambiente de mudanças, com a inserção da IA e o uso da tecnologia.
Por fim, Valério Lopes, gerente de sistemas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), enfatizou as questões tecnológicas por trás da Resolução CVM 175. Além de falar sobre como a tecnologia tem influenciando o mercado de capitais, Lopes abordou as funções da CVM e as tendências para uso de IA generativa.
O Fórum de Investimentos da LUZ acontece anualmente. A edição 2024 contou com patrocínio da BB Asset, Bradesco Asset Management, BNP Paribas Asset Management e MAPFRE Investimentos.