MAPFRE

Fórum Econômico Internacional América Latina e Caribe: CNI discute oportunidades de comércio

Carregamento de contêineres. Armazém de porto logístico , transporte de negócios importação e exportação de mercadorias de transportadora. Porto de comércio marítimo, carregado de contêineres.

Encontro em Brasília receberá o presidente do Panamá para discutir integração regional, logística, comércio sustentável e investimentos estratégicos para o Fórum no Panamá, em 2026

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) promovem na quinta-feira (28/8), em Brasília, o evento “Construindo Pontes para o Fórum Econômico Internacional América Latina e Caribe: Diálogo Brasil-Panamá”. O encontro marca o início da construção da agenda do Fórum Econômico Internacional América Latina e Caribe, que ocorrerá no Panamá em janeiro de 2026, com foco em integração regional, conectividade logística, comércio sustentável, desenvolvimento agroindustrial e atração de investimentos estratégicos, considerando o papel do Panamá como hub logístico e plataforma de reexportação.

Entre as autoridades previstas estão o presidente do Panamá, José Raúl Mulino, o ministro para Assuntos do Canal, José Ramón Icaza, do presidente do CAF, Sergio Díaz-Granados, do membro da diretoria da CNI, Paulo Afonso, além de representantes de empresas brasileiras exportadoras.

Para Ricardo Alban, a região vive um momento decisivo. “Somos uma região com imenso potencial, temos abundância de recursos naturais, uma população jovem e empreendedora e uma matriz energética diferenciada. Mas também carregamos desafios históricos que precisam ser enfrentados com urgência: baixa produtividade, desigualdade social persistente, vulnerabilidade frente às mudanças climáticas e a necessidade de maior integração, tanto logística quanto comercial. Precisamos transformar esse potencial em desenvolvimento concreto para a nossa região”, destaca.

A programação inclui painéis técnicos e debates estratégicos sobre comércio e logística, além de oportunidades para networking. Durante o encontro, será assinado um Memorando de Entendimento (MoU) que formaliza a parceria institucional entre CNI e CAF pelos próximos três anos, com foco na integração regional e no desenvolvimento sustentável. O evento conta com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Exportações brasileiras para o Panamá

Entre 2022 e 2024, os principais subsetores exportados do Brasil para o Panamá foram: coque e produtos petrolíferos (51,8%), máquinas e equipamentos (6,7%), petróleo bruto e gás natural (6,3%), veículos automotores, reboques e semirreboques (5,5%) e produção vegetal, animal e caça (5,2%). Em termos de produtos, destacaram-se óleos combustíveis de petróleo (51,8%), óleos brutos de petróleo (6,3%) e milho não moído (4,1%).

Total
0
Shares
Anterior
Redbelt Security oferece Google Security Operations no Brasil

Redbelt Security oferece Google Security Operations no Brasil

Parceria permite à Redbelt Security entregar suporte especializado para Google

Próximo
Clover: Sicredi disponibiliza solução de pagamento com gestão inteligente de PDV

Clover: Sicredi disponibiliza solução de pagamento com gestão inteligente de PDV

Com funcionalidades avançadas e integração, plataforma tem como objetivo

Veja também