Maior encontro de inovação em seguros da América Latina, o CQCS Inovação 2025 voltou a reunir em São Paulo as principais lideranças do setor para debater tecnologia, regulação e novos modelos de negócios. Entre os destaques desta edição, esteve a atuação do Fórum Mário Petrelli de Fomento do Mercado de Seguros, Previdência, Capitalização e Resseguros, que marcou presença em diferentes painéis e iniciativas do evento.
Posicionado como um núcleo de inteligência voltado ao desenvolvimento do mercado segurador, o Fórum levou ao CQCS Inovação uma agenda que conecta inteligência artificial, governança, novos instrumentos de capital e segurança jurídica.
IA, hiperpersonalização e o futuro do seguro
No Painel de Líderes, com o tema “Qual é o impacto da IA no seguro e uma visão de futuro?”, o diretor-presidente do Fórum, Marco Antonio Gonçalves – que também preside o Conselho Consultivo da MAG Seguros – destacou o papel estratégico do encontro. “Participar do maior evento de inovação na área de seguros do Brasil, com mais de 60 CEOs das principais seguradoras e empresas de tecnologia, reforça o nosso compromisso em impulsionar debates estratégicos e contribuir para a evolução contínua do mercado de seguros”, afirmou.
Também integraram o painel os membros do Fórum Pedro Pereira de Freitas, presidente da allseg Seguradora, e Ricardo Iglesias Teixeira, CEO da Centauro.
Para Freitas, a inteligência artificial já deixou de ser apenas apoio operacional e passa a ocupar lugar central na estratégia das companhias: “Falar sobre o impacto da IA no seguro é tratar de um tema que já redefine nossa forma de operar. A IA deixou de ser apenas uma ferramenta e tornou-se uma base estratégica para oferecer eficiência e, sobretudo, mais valor ao cliente. Diálogos como este fortalecem a indústria e reforçam nosso compromisso em construir uma seguradora moderna e humana, preparada para o futuro”.
Teixeira ressaltou o potencial da tecnologia para fazer o mercado crescer, especialmente em Vida: “A questão é como usar a inteligência artificial não só como ferramenta para melhores serviços e facilidades para o cliente, mas, principalmente, como a gente faz o mercado crescer utilizando-a. Na minha palestra, usei o termo hiperpersonalização dos produtos. Seguro de Vida demanda muito isso: temos famílias de produtos complexas e o cliente vive momentos diferenciados ao longo da vida. A IA cria a oportunidade de uma venda melhor, mais qualificada e mais profunda, alinhada à necessidade real dos clientes”
Governança corporativa em tempos de IA
A presença do Fórum também se estendeu a temas regulatórios e de governança. Camila Calais, Head de Seguros do escritório Mattos Filho Advogados e membro do Fórum, foi uma das palestrantes no painel “Governança Corporativa em Tempos de IA”.
Segundo ela, o CQCS Inovação consolidou-se como um dos principais espaços de debate sobre o futuro do mercado segurador: “A participação dos membros do Fórum foi bastante marcante. Compartilhamos a visão estratégica do Fórum em diversos painéis. O CQCS Inovação se destaca pela dimensão e pela diversidade dos temas, consolidando-se como um dos principais espaços de diálogo sobre o futuro do mercado segurador”.
Letra de Risco de Seguro e novos mecanismos de capital
Outro ponto de destaque foi a discussão sobre Letra de Risco de Seguro (LRS), instrumento que aproxima o mercado de capitais da agenda de crescimento do setor.
Membro do Fórum e Country Head da Lockton Re, Rodrigo Botti participou do painel dedicado ao tema: “Tive a oportunidade de participar do CQCS Inovação no painel Letra de Risco de Seguro. Este instrumento fomenta o uso do mercado de capitais para o fortalecimento do mercado segurador e pode ser usado para impulsionar o crescimento de MGAs e insurtechs. O CQCS sempre foi, ao longo dos anos, um grande incentivador do desenvolvimento da LRS no Brasil. Membros do Fórum, alinhados com o princípio de desenvolvimento do mercado segurador, participaram ativamente do evento”.
Novo contrato de seguros e segurança jurídica
Durante o evento, o Fórum também promoveu uma edição especial do “Conversas do Fórum Mário Petrelli – Especial Inovação”, com o tema “O Novo Contrato de Seguros e a Inovação”.
Para Antonio Penteado Mendonça, sócio do escritório Penteado Mendonça e Char Advocacia e conselheiro do Fórum, a atualização legislativa representa uma virada de chave para o setor: “Agora temos uma lei específica para o contrato de seguro, adequada às necessidades do mercado e que dará outra segurança jurídica para a atividade”.
A discussão reforçou a importância de alinhar marco legal, inovação e proteção ao consumidor, criando um ambiente mais previsível para seguradoras, corretores e investidores.
Homenagem e fortalecimento do ecossistema
A atuação do Fórum no CQCS Inovação também teve um momento de reconhecimento. Paulo Marraccini, membro do Fórum, foi homenageado com uma sala batizada com seu nome, em agradecimento à sua contribuição ao mercado de seguros. “Dedico essa homenagem a todos meus amigos e ex-colegas de AGF/Allianz, que hoje brilham em empresas do nosso mercado, e a todos os membros do Fórum Mário Petrelli de Fomento do Mercado de Seguros”, declarou Marraccini.
Para Gustavo Doria, fundador do CQCS e membro do Fórum, a parceria tende a ganhar ainda mais força nas próximas edições: “Poder contar com o Fórum Mário Petrelli, de fomento e inovação, foi um privilégio. As lideranças que fazem parte desse grupo auxiliaram o CQCS Inovação a ter mais relevância, melhor conteúdo e, com certeza, um ecossistema mais consistente. Temos planos de ampliar essa parceria para a edição de 2026”.
Realizado nos dias 11 e 12 de novembro, em São Paulo, o CQCS Inovação 2025 reforçou o Fórum Mário Petrelli como um dos atores centrais na discussão sobre inovação, capital, regulação e futuro do seguro no Brasil – uma agenda cada vez mais decisiva para a competitividade do mercado.
*Com informações de Karin Fuchs, assessora de imprensa do Fórum Mário Petrelli
