Fraudes em planos de saúde e seguros: como a TransUnion atua na prevenção e combate

Pablo Nemirovsky, Gerente de Soluções de Prevenção à Fraude da TransUnion Brasil
Pablo Nemirovsky, Gerente de Soluções de Prevenção à Fraude da TransUnion Brasil

Pablo Nemirovsky, Gerente de Soluções de Prevenção à Fraude da TransUnion Brasil, destacou a importância de sistemas integrados e da troca de informações entre empresas do setor

A fraude no mercado de seguros, especialmente nos planos de saúde, é um dos grandes desafios enfrentados pelas seguradoras, brokers e insurtechs. Gerente de Soluções de Prevenção à Fraude da TransUnion Brasil, Pablo Nemirovsky destacou em entrevista ao Universo do Seguro a importância de sistemas integrados e da troca de informações entre empresas do setor para reduzir riscos de fraudes e sinistros.

Interoperabilidade: chave para reduzir riscos

Nemirovsky ressaltou a necessidade de sistemas de interoperabilidade para compartilhar dados e, assim, reduzir riscos tanto de sinistros quanto de fraudes. “Uma das coisas mais importantes que a gente encontrou aqui é a necessidade de conseguirem dividir as informações entre elas, criarem sistemas de interoperabilidade”, afirmou o gerente da TransUnion.

A troca eficiente de dados entre seguradoras é essencial para monitorar comportamentos suspeitos e impedir fraudes antes mesmo que elas aconteçam. “A TransUnion ajuda porque tem ferramentas, informações, plataformas de execução estratégica, dados de crédito que podem influenciar no acontecimento desses sinistros”, explicou Nemirovsky.

Prevenção em camadas

A estratégia da TransUnion envolve criar um modelo de prevenção a fraudes em diversas camadas, utilizando tecnologias avançadas e uma análise profunda de dados. “A grande questão é conseguir montar um modelo de fraude que envolva várias coisas, desde informação dos aplicativos, dos celulares ou computadores que estão sendo utilizados, que têm comportamentos fraudulentos, até o conhecimento de pessoas”, detalhou Nemirovsky. Esse modelo robusto permite às seguradoras verificar a identidade do cliente, a legitimidade do reembolso e a regularidade dos prestadores de serviço.

O uso de tecnologias avançadas para detectar comportamentos fraudulentos é uma prioridade. “Você diminui muito a quantidade de fraudes que acontecem quando começa a criar esse pedaço de fraude em camadas”, complementou.

Fricção na medida certa

Um dos diferenciais da abordagem da TransUnion é garantir a segurança sem gerar incômodos ao cliente. “Algo extremamente importante é que a gente, como TransUnion, consegue oferecer isso sem causar fricção no cliente”, disse Pablo Nemirovsky. Ele também destacou o conceito de “fricção na medida certa”, que traz segurança tanto para seguradoras e brokers quanto para os usuários finais.

Ferramentas inovadoras no combate à fraude

Com a utilização de scores de risco, modelos matemáticos e dados alternativos, a TransUnion Brasil oferece suporte crucial para que as seguradoras possam medir melhor os seus riscos, obter melhores resultados operacionais e proteger os consumidores de fraudes. “A gente pode ajudar as seguradoras a medirem melhor os seus riscos de sinistro e também de fraude para poderem ter melhor resultado operacional e financeiro”, finalizou Nemirovsky.

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