Iniciativa atende cerca de 300 jovens em situação de risco de exclusão, com foco no desenvolvimento socioeducativo e socioesportivo
Com benefícios notórios para a saúde de crianças e adolescentes, a prática esportiva semanal, orientada por profissionais, é cada vez mais recomendada e incentivada. Desde 2011, a Fundación MAPFRE e a Fundación Real Madrid atuam diretamente na promoção de diferentes modalidades esportivas em equipe, especialmente futebol e basquete, na Escola Socioesportiva Dom Bosco, em colaboração com as Missões Salesianas, direcionadas ao público infantil e juvenil em situação de vulnerabilidade social. O projeto tem como objetivo incorporar valores nos treinos táticos e técnicos, inerentes ao desenvolvimento socioeducativo e socioesportivo e, em 2024, atingiu a marca de 290 alunos matriculados na região da Zona Leste de São Paulo (SP).
A parceria atende meninos e meninas de 7 a 18 anos, promovendo a inclusão e a diversidade desde a primeira infância. Com o apoio da Fundación MAPFRE e o respaldo técnico da Fundación Real Madrid, a Escola Socioesportiva Dom Bosco oferece treinos de futebol e basquete durante a semana para os alunos do Centro Social Santa Luzia e São Nicolau, geridos pela sociedade Salesiana, e aos sábados para a comunidade ao redor da instituição, onde os menores se tornam agentes de melhoria social.
“Na Fundación MAPFRE, acreditamos no esporte como uma ferramenta de grande importância para o desenvolvimento social. Por isso, projetos como o que é desenvolvido na Escola Socioesportiva Dom Bosco tornam-se cada vez mais relevantes, gerando impactos positivos na sociedade. Este ano, estamos apoiando a prática esportiva de cerca de 300 alunos, com o objetivo de expandir cada vez mais o alcance deste projeto”, comenta Fátima Lima, representante da Fundación MAPFRE no Brasil.
Além do desenvolvimento físico saudável, com formação em nutrição e higiene, a parceria também trabalha o aspecto cognitivo e psicológico de jovens e crianças, promovendo a adoção de bons hábitos de saúde mental e bem-estar emocional, além da melhoria do desempenho escolar. Para uma atenção integral à comunidade, o projeto também é acessível para pessoas com deficiência.
Para mais informações, visite este endereço.