Programa de educação viária oferece experiências educacionais e acessíveis para crianças da rede municipal
Entre os dias 22 e 26 de setembro, o programa “Na Pista Certa”, da Fundación MAPFRE, será realizado em Araçatuba, na Euza Neuza Marcondes Larios Professora Emeb (R. Manoel Marquês de Souza, 431). Em parceria com a Secretaria de Segurança Publica e Mobilidade Urbana a iniciativa oferece atividades para crianças de 5 a 11 anos, mediante agendamento das escolas municipais. As ações acontecem das 8h30 às 17h00.
O projeto traz noções de cidadania e segurança viária de forma lúdica e acessível. Para isso, conta com diferentes recursos pedagógicos, como teatro de fantoches e uma minicidade cenográfica de 600m², equipada com vias sinalizadas, bicicletas e triciclos. Toda a estrutura é adaptada para receber também crianças com mobilidade reduzida e Transtorno do Espectro Autista (TEA), garantindo inclusão e participação ativa.
Em 2024, o programa beneficiou mais de 20 mil crianças em todo o Brasil e, em 2025, segue ampliando sua presença em diferentes cidades, reforçando a importância da educação no trânsito como ferramenta de transformação social.
“Chegar a Araçatuba com o ‘Na Pista Certa’ é levar às crianças a chance de vivenciar, de maneira prática e divertida, atitudes que podem salvar vidas. Nosso objetivo é contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes, que levam esse aprendizado para suas famílias e comunidades”, afirma Fátima Lima, representante da Fundación MAPFRE no Brasil.
Araçatuba
Localizada no noroeste paulista, Araçatuba é reconhecida como um importante polo regional de serviços, agronegócio e educação. Com mais de 200 mil habitantes, a cidade se destaca por sua economia diversificada e por iniciativas voltadas ao desenvolvimento urbano.
“Receber o ‘Na Pista Certa’ em Araçatuba é investir na formação cidadã das nossas crianças. A educação viária desde cedo gera impactos positivos que se refletem não apenas no trânsito, mas em toda a comunidade, criando uma cultura de respeito e responsabilidade”, afirma Julio César dos Santos, secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Araçatuba.