Evento realizado em São Paulo (SP) reuniu professores da rede pública de diferentes regiões do Brasil
Na última sexta-feira, 29, a Fundación MAPFRE promoveu a 13ª edição do Encontro Nacional de Professores, evento anual que tem como objetivo celebrar o encerramento das atividades do programa Educação Viária é Vital (EVV) neste período. Durante a celebração com docentes de seis estados brasileiros, a instituição reconheceu os dez projetos de destaque nacional, elaborados pelos educadores a partir dos conhecimentos adquiridos durante a vivência no projeto.
Para a abertura do evento, Fátima Lima, representante da Fundación MAPFRE, destacou o papel dos professores na promoção da educação viária: “nós apostamos muito na educação e no poder transformador de vocês (professores). O jovem e a criança buscam por mais relacionamento, busca um momento descontração e de aprendizado dentro da escola. Assim, a figura do professor é realmente um elemento fundamental nessa jornada”, destacou.
Em seguida, os docentes acompanharam a palestra da coordenadora de Comunicação na Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS), Mariana Pires, que refletiu sobre o cenário internacional e nacional de segurança viária, trazendo sua experiência em como trabalhar o tema do ponto de vista comunicacional. Além de Pires, a 13ª edição do Encontro Nacional de Professores recebeu Renata Falzoni, repórter, comentarista e cicloativista, que apresentou um contexto histórico da mobilidade urbana no mundo e refletiu sobre novas condutas para um futuro mais seguro no trânsito.
Com dinâmicas em grupo e espaços para interação, o evento promoveu a troca entre docentes em prol da promoção da educação e da segurança viária no Brasil. Ao final, a cerimônia reconheceu os dez projetos ‘Destaque Nacional’, premiando os professores presentes. Confira a lista dos projetos selecionados:
São Paulo
- “Meu coração está onde moro! Segurança e vida”, da Escola Maria Aparecida dos Santos Brigola, de Itararé (SP);
- “Like para o trânsito seguro”, da EMEF Irmã Irene Alves Lopes, de Paraibuna (SP);
- “Rota da Diversão: Explorando O Trânsito”, da EMEB Prof. Antonio Carlos Pinto, de São Paulo;
- “Sementinhas de um Trânsito Seguro”, da EMEI Joanna Madóglio de Almeida, de São Manuel (SP).
Minas Gerais
- “MOB SUS”, da Escola Estadual Clóvis Salgado, de São Sebastião do Paraíso (MG);
- “Passeio Ciclístico”, da Escola Estadual Conselheiro Afonso Pena, de Betim (MG);
- “Caminhos Seguros: Educação Viária para Crianças”, da Escola Estadual José Izidoro de Miranda, de Belo Horizonte (MG).
Pernambuco
- “Vou de Bike com Segurança”, da Escola Municipal Professora Iracema Castro, de Paulista (PE);
- “Um olhar de gentileza fazendo a diferença no Trânsito”, da Escola Municipal Doutor Benigno Araújo, de Goiana (PE).
Paraíba
- Rota segura: Educando e protegendo nossos jovens”, da Escola Cidadã Integral Graciliano Fontini Lordão, de Pedra Lavrada (PB).
Alcançando a marca de mais de 4,3 milhões de pessoas beneficiadas, o programa Educação Viária é Vital (EVV) completa 20 anos de atuação no Brasil em 2024. A iniciativa, promovida pela Fundación MAPFRE, dissemina o conceito de segurança viária de forma participativa tendo os alunos como protagonistas de seu próprio aprendizado. Para conferir mais informações sobre o EVV e sobre a 13ª edição do Encontro Nacional de Professores, acompanhe o Instagram da Fundación MAPFRE: @fundacionmapfrebrasil.