Iniciativa internacional destina até 265 mil euros a projetos de pesquisa nas áreas de saúde, seguros e previdência social
Pesquisadores de todo o mundo têm até o dia 20 de outubro para submeter propostas ao Auxílio à Pesquisa Ignacio H. de Larramendi, iniciativa global promovida pela Fundación MAPFRE com o objetivo de fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico em áreas estratégicas para o bem-estar social.
Com investimento total de até 265 mil euros, a edição de 2025 contempla projetos em duas frentes principais: saúde (com auxílio de até 30 mil euros por projeto) e seguros e previdência social (até 15 mil euros por projeto). As inscrições podem ser realizadas na plataforma oficial da Fundación MAPFRE e estão abertas a pesquisadores individuais ou equipes vinculadas, ou não, a universidades, centros de pesquisa, hospitais e empresas.
Na área da saúde, as linhas temáticas incluem:
Estratégias e educação para a mudança de hábitos: prevenção da obesidade, incentivo da atividade física e bem-estar emocional (incluindo o uso adequado de novas tecnologias); Educação em manobras de emergência para a população em geral; Avaliação de danos corporais: avaliação das consequências de um evento (traumático ou acidental, negligência médica, agressão ou doença) sobre a saúde do indivíduo e seu impacto nas atividades essenciais da vida diária e outras atividades específicas de desenvolvimento pessoal (dano moral, perda de qualidade de vida); Gerenciamento de saúde: qualidade e segurança clínica; Longevidade e influência do estilo de vida
Já em seguros e previdência social, os projetos podem abordar:
Seguros; Gerenciamento de riscos: riscos emergentes; Novas tecnologias em seguros; Previdência Social: pensões, poupança, investimento, liquidação patrimonial e Economia sênior (economia da longevidade)
“O Auxílio à Pesquisa Ignacio H. de Larramendi representa o compromisso da Fundación MAPFRE com a inovação social e o incentivo ao conhecimento científico. Por meio do nosso apoio, podemos transformar em realidade pesquisas que geram impacto na comunidade acadêmica e institucional”, destaca Fátima Lima, representante da Fundación MAPFRE no Brasil.
Brasileira premiada na última edição
Na edição de 2024, o programa reconheceu projetos de 12 pesquisadores, incluindo o da brasileira Cláudia D’Ipolitto de Oliveira Sciré, que analisou as barreiras de acesso a seguros pela população de baixa renda no Brasil, reforçando o papel do auxílio como uma oportunidade real para pesquisadores nacionais se destacarem em um cenário global.
As propostas selecionadas receberão apoio por até 12 meses. O regulamento completo, modelos de protocolo e instruções detalhadas sobre o processo de inscrição estão disponíveis no site oficial da Fundación MAPFRE: www.fundacionmapfre.com.br/