Obra conecta experiências reais e aprendizados para ajudar leitores a impulsionarem suas carreiras
Quando uma ida à padaria pode inspirar lições de liderança? E como o pica-pau, com seu bico destemido, ensina sobre a distância entre teoria e prática? Ou, ainda, por que a “gimga” (com M, mesmo!) – aquele jeito brasileiro de se adaptar às adversidades – é indispensável para empreender no Brasil?
Essas conexões instigantes e inusitadas são apenas alguns dos pontos de partida do livro “Partiu Carreira: Como a educação pode acelerar o crescimento profissional“, de Virgilio Marques dos Santos, sócio-fundador da FM2S, startup de Educação sediada no Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Publicada pela FM2S, a obra reúne textos curtos e práticos que conectam vivências pessoais a conceitos aplicáveis no ambiente corporativo. O autor explora tanto momentos do dia a dia — como conversas casuais ou situações cotidianas — quanto decisões desafiadoras, como mudar ou não de emprego, como agir em uma entrevista e a importância de aplicar a escuta sensível com os colegas de trabalho. Tudo isso se transforma em informações valiosas sobre liderança, inovação, melhoria contínua e superação de desafios.
“Minha ideia foi transformar experiências cotidianas e desafios enfrentados ao longo da carreira em reflexões e orientações práticas, que realmente ajudem o leitor em sua jornada”, reforça Santos. “Esses textos nasceram inicialmente como registros pessoais, mas com o tempo percebi que poderiam ser úteis para outras pessoas que buscam crescer em suas carreiras”.
Com 243 páginas, o livro é dividido em cinco seções: “Introdução ao mundo corporativo”; “Desafios de carreira e como superá-los”; “Liderança e comunicação”; “Inovação e criatividade aplicadas à carreira”; e “Evolução de carreira e aprendizado contínuo”.
O formato flexível permite leitura não linear, ideal para quem busca aprendizado em meio à rotina corrida.
Reflexões para a geração Z e além
Virgilio enfatiza que a obra foi projetada para dialogar especialmente com a geração Z, conhecida pela busca por conteúdos rápidos e impactantes. Mas a narrativa é ampla, abrangendo desde recém-formados até líderes experientes, com temas como desenvolvimento de habilidades sociais e técnicas, superação de barreiras e aplicação prática de conceitos no dia a dia.
O repertório vasto e diversificado de Santos percorre desde histórias de sua trajetória profissional — de estagiário a cargos de liderança em grandes empresas, além de sua experiência como fundador de sua atual startup — até momentos significativos fora do ambiente corporativo. “Uma conversa com o atendente da farmácia pode ensinar tanto quanto uma aula, se você souber olhar com atenção”, provoca o autor.
A organização e a edição são de Adriana Arruda, jornalista, doutora e mestra em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e especialista em Jornalismo Científico pela Unicamp.
“Partiu Carreira” está disponível na Amazon, nos formatos impresso e e-book.