Levantamento obtido pela Kakau Seguros indica mudança no perfil de crimes contra celulares no estado de São Paulo. Furtos registram alta, enquanto roubos apresentam queda, sinalizando novos desafios para a segurança de dispositivos móveis
Um levantamento exclusivo obtido pela Kakau Seguros – plataforma digital que utiliza tecnologia de inteligência artificial para entregar resultados mais precisos no segmento de seguros – a partir da Lei de Acesso à Informação revela um panorama sobre os roubos e furtos de celulares no estado de São Paulo no primeiro trimestre de 2025. Os dados apontam para um aumento na modalidade de furto de aparelhos, enquanto os roubos e o total consolidado de subtrações apresentaram queda em comparação com o mesmo período de 2024.
No período de janeiro a março de 2025, o estado de S. Paulo registrou um total de 81.724 ocorrências de roubos e furtos de celulares, uma queda de 5,04% em comparação com as 86.065 ocorrências do mesmo período em 2024.
Os furtos em todo o estado totalizaram 43.085 casos, representando um aumento de 4,26% (ante 41.323 em 2024). Já os roubos apresentaram uma queda mais acentuada, de 13,64%, totalizando 38.639 ocorrências em 2025, contra 44.742 no ano anterior.
Cidade de S. Paulo
Já uma análise para a cidade de São Paulo, no período de janeiro a março de 2025, a capital paulista registrou um total de 47.434 ocorrências de roubos e furtos de celulares. Esse número representa uma queda de 3,27% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 49.036 casos.
Os furtos de celulares no município somaram 26.007 casos de janeiro a março de 2025, um crescimento de 7,56% ante os 24.178 registrados em 2024. Por outro lado, os roubos de aparelhos totalizaram 21.427 ocorrências no primeiro trimestre de 2025, uma redução de 13,80% frente aos 24.858 do ano anterior.
“O aumento de 7,56% nos furtos de celulares em São Paulo, mesmo com a queda nos roubos, ainda são contabilizados mais de 520 ocorrências por dia de furtos/roubos de celulares e reforça a necessidade de soluções que amparem o cidadão. Na Kakau Seguros, encaramos esses números como um chamado para sermos ainda mais eficientes. Nossa plataforma não é apenas sobre tecnologia, é sobre devolver o controle e a paz de espírito ao cliente o mais rápido possível, especialmente quando o inesperado acontece”, explica Henrique Volpi, CEO da Kakau Seguros.
O que acontece depois do roubo?
Além do prejuízo financeiro imediato e do trauma emocional, a vítima de roubo ou furto de celular enfrenta uma verdadeira jornada de transtornos. A lista de preocupações inclui o registro do Boletim de Ocorrência (BO), muitas vezes consumindo tempo em delegacias ou no site da Polícia Civil, o complexo processo de bloqueio do IMEI do aparelho, de aplicativos bancários, pessoais e o gasto inesperado com a aquisição de um novo dispositivo. Isso sem dizer do tempo produtivo perdido e a persistente sensação de vulnerabilidade.
Diante deste quadro desafiador, a prevenção e a proteção financeira tornam-se ainda mais essenciais. “Nosso objetivo na Kakau Seguros é transformar a experiência de seguro. Em um momento de estresse como roubo ou furto de um celular, o cliente precisa de acolhimento e eficiência,” afirma o executivo da Kakau Seguros.
Ter um seguro para celular transcende a simples reposição do bem. Trata-se de garantir tranquilidade e suporte em momentos críticos. As vantagens de contar com uma proteção incluem:
- Segurança financeira: Cobertura para não arcar sozinho com o prejuízo da perda do aparelho em casos de roubo ou furto qualificado.
- Comodidade e agilidade: Processo de contratação e acionamento do seguro 100% digital, na palma da mão, sem papelada ou intermediários demorados.
- Tecnologia a favor do cliente: Uso de Inteligência Artificial para análises de risco e processos de sinistro mais rápidos e transparentes.
- Atendimento ágil e humanizado: Suporte dedicado para orientar o segurado em todas as etapas, desde o bloqueio do aparelho até a resolução do sinistro.
- Zero enrolação: Termos claros, comunicação transparente e foco na solução, minimizando a burocracia tradicionalmente associada a seguros.
- Paz de espírito: A certeza de que, mesmo diante de um imprevisto desagradável, haverá amparo para mitigar as perdas e os transtornos.
“Na Kakau Seguros, nosso compromisso vai além de fornecer uma apólice. Estamos dedicados a inovar para que as pessoas tenham menos preocupações. Acreditamos que a tecnologia, aliada a um serviço que entende as necessidades reais das pessoas, é o caminho para um futuro mais tranquilo, mesmo diante dos desafios que os números nos mostram”, finaliza Henrique Volpi.