Rodrigo Pedroni, Diretor da Genoa Seguros, contextualiza sobre a história da empresa e como quadruplicou o faturamento da empresa nos últimos anos
O mercado de seguros desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico do Brasil, atraindo um número crescente de empresas estrangeiras e impulsionando companhias nacionais a expandirem suas operações para além das fronteiras regionais. Uma parte significativa da economia brasileira está diretamente ligada aos fundos e reservas das seguradoras, que, ao investir esses recursos em títulos de renda fixa ou alocá-los em outras áreas do sistema financeiro, contribuem para o fluxo de capital interno.
De acordo com uma análise recente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), a participação do setor no Produto Interno Bruto (PIB) nacional pode alcançar 6,2% até o final de 2024, representando um aumento de 0,1 ponto percentual em relação a 2023. Além disso, as projeções indicam que o mercado de seguros deve registrar um crescimento de 11,7% neste ano em comparação ao período anterior.
Diante desse cenário, é muito importante saber em quem confiar e quais profissionais buscar na hora de um serviço bem feito. Fundada em 1992 por José e Cristina Pedroni, ex-executivos da Itaú Seguros, a Genoa Seguros, corretora focada no B2B e com um modelo Full Service, iniciou sua trajetória no mercado brasileiro com foco em planos de saúde, seguros de automóvel e seguros patrimoniais. Ao longo dos anos, a empresa se estabeleceu como uma corretora de referência, conquistando grande parte de seu crescimento por meio de indicações, reflexo de um serviço de excelência.
Em 2015, a Genoa passou por um marco importante em sua história com a entrada de Rodrigo Pedroni, filho dos fundadores, na gestão da empresa. Rodrigo trouxe consigo uma visão focada em crescimento e inovação, elementos essenciais para enfrentar os desafios do mercado de seguros.
“Muitas corretoras de seguros no Brasil sofrem com o problema de sucessão e, por isso, esbarram no desafio de inovação e crescimento. Vi isso como uma oportunidade, uma vez que, em 2015, o mercado de seguros já era muito grande, com mais de R$200 bilhões em produção”, afirma Rodrigo Pedroni.
Transformação e competitividade
Sob a liderança de Rodrigo, a Genoa buscou modernizar suas práticas de gestão e tornar-se mais competitiva. A empresa passou a investir em uma área comercial mais ativa, atraindo melhores profissionais e adotando uma gestão financeira sofisticada. “Precisávamos nos tornar uma empresa mais moderna, com práticas de gestão que deram certo em outros lugares. Comercialmente, passamos a ser mais ativos com prospecções, investimento em mídia e com a implantação de um CRM para acompanhamento do funil de vendas”, explica Rodrigo.
A estratégia também incluiu investimentos significativos em pessoas. A Genoa criou um programa de Partnership, onde colaboradores, com base em sua performance e dedicação, podem adquirir Stock Options da empresa ao longo do tempo. “Esse modelo é muito utilizado no mercado financeiro, mas quase inexistente entre corretoras de seguros. É uma excelente maneira de atrair bons profissionais com visão de longo prazo”, destaca o diretor.
Recentemente, a Genoa ampliou seus investimentos em tecnologia, especialmente na vertical de saúde. A empresa reconhece que o mercado de saúde vive um momento complexo, com altos custos e desafios operacionais que sobrecarregam os profissionais de Recursos Humanos. “Com as dores do mercado de saúde batendo à porta, entendemos que o investimento em tecnologia era necessário para ajudar as empresas a lidarem com esse cenário extremamente complexo. E do ponto de vista de diferencial, é super importante, uma vez que poucas corretoras possuem tecnologia própria”.
Expansão com foco em D&O e novas verticais
Em 2015, a Genoa decidiu diversificar sua atuação, investindo em um novo nicho de mercado: o seguro D&O (Directors and Officers), voltado para a proteção de diretores e administradores de empresas. Essa aposta deu muito certo e hoje é uma das grandes responsáveis pelo crescimento da empresa. “Quando entrei na Genoa, não me via fazendo Auto e nem Patrimonial, e no Saúde não tínhamos um diferencial relevante. O produto D&O tinha um certo fit com o que eu fazia no mercado financeiro e me parecia um produto de entrada muito bom dentro das grandes empresas”, relembra Rodrigo.
Hoje, o D&O é parte de uma das quatro verticais da Genoa, chamada Responsabilidade, que inclui também os seguros de RC Profissional e Cyber. A empresa tornou-se referência no produto D&O, participando inclusive da estruturação de seguros de empresas que passaram por IPO.
Crescimento e futuro
Nos últimos três anos, a Genoa conquistou 100 novos clientes corporativos e, desde 2015, quadruplicou seu faturamento. A empresa segue apostando em um mix de liderança entre gerações, algo que Rodrigo acredita ser fundamental para o sucesso contínuo do negócio. “Esse mix de liderança entre eu, meu pai e minha mãe tem sido bem importante. Claro que o que vem acontecendo na empresa é resultado das nossas ações desde 2015, mas a experiência dos meus pais ajuda a evitar erros desnecessários”, completa.
Olhando para o futuro, a Genoa pretende consolidar sua posição como corretora Full Service no B2B, explorando novas linhas de negócios como Garantias e Crédito. Além disso, a empresa vê com bons olhos o mercado de M&A, buscando potencializar o crescimento de outras corretoras que possam se beneficiar do know-how da Genoa. “Tem muito empreendedor bom que está com a sua corretora sozinho e, talvez, com a nossa ajuda e know-how, poderia crescer de forma relevante assim como aconteceu com a Genoa nos últimos anos”, conclui Rodrigo Pedroni.