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Gestão de Crise: como a comunicação pode ser aliada do corretor de seguros?

Gestão de Crise: como a comunicação pode ser aliada do corretor de seguros? / Foto: Microsoft 365 / Unsplash Images
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Confira artigo inédito da Relações-Públicas Danielle Chaia

A gestão de crise na área de seguros envolve a preparação e resposta à situações de imprevistos que possam causar danos significativos à empresa, seus clientes e sua reputação. Isso inclui desastres naturais, acidentes, fraudes e outros incidentes.

É com a gestão de crise que se consegue traçar a criação de planos de prevenção, contingência, treinamento de funcionários e testes regulares para garantir que a empresa esteja preparada para lidar com situações de emergência.

Também é importante ter uma equipe dedicada e treinada à gestão de crise, a chamada ‘equipe de crise’ e estabelecer canais de comunicação claros para lidar com a mídia e os clientes afetados; ou seja, ter uma comunicação de crise que amenize os danos causados pelas possíveis crises muito comuns quando a comunicação não é clara.

Como o corretor de seguros tem um relacionamento saudável com seu cliente?

Para se relacionar bem com seus clientes, o corretor de seguros deve ser útil, confiável e comunicativo. Ele deve entender as necessidades e preocupações de seus clientes e fornecer informações claras, assertivas e precisas sobre os produtos de seguro disponíveis. É também importante ser responsivo, ou seja, ter a capacidade de responder rapidamente e de modo adequado à situação em questão, validando a comunicação do cliente de forma respeitosa; e prontamente disponível para responder perguntas além de resolver problemas.

Contudo, podemos dizer que o ‘pulo do gato’ é a comunicação assertiva com o cliente, mantendo-o informado sobre o status de sua apólice e qualquer outra informação relevante. Uma boa relação de confiança é crucial para a satisfação do cliente e para a retenção de negócios a longo prazo, não acha? Essa é uma relação de cumplicidade e tem que ser construída.

Algumas orientações de como manter uma boa comunicação com o cliente da corretora e ter uma boa reputação

Se a boa comunicação é indispensável para manter um relacionamento longevo com o cliente, nada melhor do que ter maneiras apropriadas para mantê-la e construir uma boa reputação para a sua corretora de seguros.

Abaixo, recomendações que podem ajudar. Veja:

Escutar atentamente os clientes: Os clientes querem ser ouvidos e compreendidos. Escute atentamente as suas preocupações e responda de forma clara e transparente.

Se comunicar de forma clara e objetiva: Evite o ‘tecnês’, os termos técnicos ou jargões que possam confundir ou desanimar os clientes não sendo clara a sua mensagem. Use linguagem simples e fácil de entender.

Responder rapidamente: Seja responsivo às perguntas e preocupações dos clientes. Quanto mais rápido você responder, mais confiantes e satisfeitos os clientes se sentirão.

Fornecer atendimento de qualidade ao cliente: Os clientes gostam de sentir que são valorizados e que suas necessidades estão sendo atendidas. Ofereça um atendimento ao cliente de qualidade para construir sua reputação positiva e ser indispensável para ele.

Manter a transparência: Seja honesto e transparente em todas as comunicações com os clientes. Isso ajudará a construir a confiança e a credibilidade.

Fazer follow-up: Mantenha contato regular com os clientes para garantir que eles estejam satisfeitos com seus seguros e para identificar qualquer problema que possa surgir ou até mesmo uma nova demanda.

Usar as redes sociais para se comunicar: As redes sociais são uma ótima maneira de se comunicar com os clientes e construir relacionamentos. Use-as para compartilhar informações úteis, responder perguntas e fazer anúncios. Mas tenha atenção! Tem clientes que preferem uma ligação e outros que a comunicação seja feita pelos canais diretor como aplicativos de mensagens; por isso é imprescindível conhecer o seu cliente.

Se você é pessoa física ou jurídica posso ajudar seu negócio da seguinte forma:

  • Realização de um diagnóstico de comunicação atual;
  • Sugestão de melhorias na sua comunicação com seus clientes, parceiros, fornecedores;
  • Análise da comunicação Interna da companhia e sugestão de melhorias;
  • Diagnóstico de prevenção de crises de imagem, inclusive nas redes sociais;

Quero fazer parte da sua história! Aguardo seu contato pelo e- mail: falecomigo@danichaiarp.com.br.

Sou a sua Relações-Públicas;
Sou #RPpraVocê.
Conte comigo!
Sou DaniChaia.

*Danielle Chaia – é Relações-Públicas, especialista em Comunicação de Crise, Comunicação Empresarial, Professora e CEO da DaniCHaiaRP Comunicação & Relações Públicas. Além de membro do Conselho de Relações Públicas/CONRERP1. Site: https://danichaiarp.com.br/instrumento-de-autoavaliacao/.

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