Iniciativa apoia Bancos Centrais e Bancos Comerciais para Inovar e Testar Moedas Digitais em um Ambiente Real
Mais de 130 países em todo o mundo estão atualmente investigando, desenvolvendo ou já lançaram CBDCs[1]. A inovação financeira não se limita aos bancos centrais. O lançamento do Citi Token Services pelo Citigroup e o anúncio da Societé Generale em dezembro de 2023 de sua stablecoin emitida por bancos são os exemplos mais recentes de como as instituições financeiras tradicionais estão tornando os ativos digitais uma parte essencial de suas ofertas de serviços aos seus clientes.
O novo Sandbox de Moeda Digital Multifuncional (All-in-One Digital Currency Sandbox) da Universal Digital Payments Network (UDPN), lançado em 29 de fevereiro, permite que os bancos comerciais e centrais aprendam sobre a mais recente tecnologia de moeda digital, testem casos de uso integrados e desenvolvam seus próprios novos casos de uso personalizados. O Sandbox ajudará as instituições financeiras a se prepararem para o novo mundo financeiro digital e a construir novos serviços inovadores. Foi construído com base nos insights do trabalho da equipe da UDPN durante o ano passado com mais de 25 bancos comerciais, bancos centrais e empresas de tecnologia globais.
A infraestrutura financeira de amanhã
Marika Lulay, CEO da GFT, declarou: “Com o All-in-One Digital Currency Sandbox, estamos dando um salto significativo na implantação da moeda digital. Os bancos recebem uma arena robusta para inovação e parceria.” Ela observou: “Nosso mergulho em diversas tecnologias de moeda digital marca uma mudança da mera exploração para a elaboração da infraestrutura financeira de amanhã. Para a GFT, a UDPN tem grande importância estratégica, pois irá, no longo prazo, desbloquear novos fluxos de receitas para a GFT e diversificar ainda mais o nosso modelo de negócios.”
Um ambiente seguro para o desenvolvimento de moeda digital
Com o objetivo de fornecer aos bancos comerciais e aos bancos centrais a tecnologia necessária para moedas digitais, o UDPN All-in-One Digital Currency Sandbox é um ambiente seguro que os bancos podem controlar e fornecer acesso autorizado a outras instituições no seu ecossistema.
O UDPN Sandbox possui uma gama completa de tecnologias de moeda digital, incluindo CBDC de varejo, CBDC de atacado, depósitos tokenizados, stablecoins, dinheiro com finalidade específica e sistemas de segurança e tokenização de títulos. O Sandbox inclui sistemas CBDC de varejo completos para os bancos testarem o gerenciamento de cotas, emissão, circulação, APIs de acesso de terceiros e gerenciamento de carteira e transações.
A equipe da UDPN também anunciou o Projeto Kissen, uma plataforma transfronteiriça de liquidação múltipla de CBDC por atacado totalmente desenvolvida, implantada na UDPN. Os bancos centrais e os bancos comerciais podem participar no Projeto Kissen através do UDPN Sandbox para explorar o poder do CBDC grossista para enfrentar os elevados custos, os riscos de liquidação e a baixa velocidade das liquidações transfronteiriças.
A UDPN permite a interoperabilidade entre múltiplas Moedas Digitais do Banco Central (CBDCs), dinheiro de banco comercial tokenizado e stablecoins regulamentadas. O objetivo é reduzir os custos de pagamento e de câmbio, ao mesmo tempo que acelera a adoção de moedas digitais regulamentadas. A programabilidade dos serviços financeiros de valor acrescentado permitirá novos modelos de negócio e aumentará a eficiência e a transparência dos pagamentos transfronteiriços. A UDPN está atualmente explorando casos de uso reais com instituições financeiras de primeira linha numa série de 12 PoCs.
Sandbox de moeda digital multifuncional comercial UDPN
O All-in-One Digital Currency Sandbox permite que os bancos comerciais e centrais aprendam sobre a mais recente tecnologia de moeda digital, testem casos de uso integrados e desenvolvam seus próprios casos de uso personalizados.