Fundação trabalhará em todos os setores para ajudar os sistemas de saúde do mundo a se prepararem para o futuro e adotarem a inovação digital necessária para fornecer acesso igualitário a cuidados de saúde de qualidade para todos
O professor de sistemas globais de saúde da Universidade Harvard, Rifat Atun, o Copenhagen Institute for Future Studies (CIFS), Microsoft, Roche e Siemens Healthineers se reuniram para anunciar a criação da Movement Health Foundation. Enquanto muitos países ao redor do mundo estão enfrentando enormes pressões em seus sistemas de saúde, as populações continuam crescendo, as pessoas estão vivendo mais, as doenças crônicas estão aumentando e as doenças infecciosas continuam sendo uma ameaça. Dessa forma, a Fundação visa promover a colaboração entre os setores para, finalmente, fornecer acesso a cuidados de saúde de qualidade para todas as pessoas, agora e no futuro. A Fundação tem o compromisso de ser um catalisador de mudanças e um líder de ação em uma missão para preparar e transformar os sistemas de saúde, tendo em mente os direitos, as expectativas e as esperanças das gerações futuras.
Trabalhando no terreno com governos, empresários, profissionais de saúde e pacientes, a Movement Health Foundation aproveitará a experiência, as habilidades e os recursos de seus parceiros para equipar os sistemas de saúde para as demandas do futuro e ajudá-los a adotar a inovação digital necessária para criar a mudança que melhor atenda às necessidades de saúde do mundo. Por meio de uma abordagem de cinco etapas de identificação de desafios, networking local, trabalho focado em mudança de políticas, incubação de soluções e pilotos e dimensionamento, a Fundação visa criar um impacto de longo prazo, promovendo a colaboração, o compartilhamento de melhores práticas e o empreendedorismo.
Por sua vez, o CIFS aproveitará o poder dos dados para localizar desafios e gargalos de inovação, juntamente com oportunidades de colaboração transfronteiriça que ajudarão os países a superar seus problemas de saúde mais urgentes; a Siemens Healthineers explorará maneiras de aplicar soluções inovadoras centradas no paciente em áreas como diagnósticos orientados por IA, e a Roche aproveitará seu profundo conhecimento da biologia médica e sua abordagem de longo prazo para maximizar a inovação para ajudar a tornar realidade o acesso universal a cuidados de saúde de qualidade. Todos os envolvidos serão orientados por conselhos estratégicos do professor Atun, presidente da Fundação, que está comprometido em acelerar a cobertura universal de saúde para desenvolver sistemas de saúde resilientes.
“A capacidade de aproveitar o poder da tecnologia digital e de IA para acelerar uma prestação global de serviços de saúde mais equitativa entre pacientes, profissionais e sistemas será fundamental para a sustentabilidade dos sistemas de saúde. Estamos orgulhosos de ser um dos parceiros fundadores da Movement Health e vemos a Fundação como um catalisador para que essa transformação traga valor para os pacientes e para a sociedade”, diz Tom McGuinness, vice-presidente corporativo de Saúde Global e Ciências da Vida da Microsoft, a empresa que aproveitará o poder da tecnologia para identificar e impulsionar soluções inovadoras para atender às necessidades identificadas pela Fundação.
“O desafio de enfrentar os maiores problemas de saúde do mundo não pode ser resolvido por uma única organização ou empresa, mas sim pelo aproveitamento das percepções e capacidades das principais instituições e parceiros intersetoriais”, afirma Atun sobre a origem dessa comunidade. “Por meio de uma abordagem de parceria inclusiva, a Movement Health Foundation pode fazer uma diferença real em escala global”, conclui. O professor Atun faz parte da fundação desde que ela foi lançada pela primeira vez na América Latina como uma iniciativa de aprendizado em 2019, com o objetivo de construir sistemas de saúde mais responsivos, resilientes e equitativos nessa região, combinando inovação digital e mudanças de políticas para ajudar a atingir a ousada meta estabelecida pelas Nações Unidas de reduzir a mortalidade prematura por doenças graves em um terço até 2030.
O Movement Health obteve sucessos notáveis em países como o Chile e o Peru, onde foi obtida uma melhoria drástica nos principais indicadores de desempenho, principalmente no desenvolvimento da primeira infância e na produtividade da força de trabalho da saúde, sem a necessidade de aumentar os gastos orçamentários. Recentemente, expandiu-se para se tornar um programa global que abrange a África, a Europa e o Oriente Médio e, agora, como uma fundação oficial composta por empresas líderes e indivíduos de vários setores, acelerará seu trabalho por meio de parcerias para ajudar efetivamente a transformar os sistemas de saúde em todo o mundo.
Rolf Hönger, que é vice-presidente do Conselho da Fundação, chefe de área da América Latina na Roche Pharma e faz parte do Movement Health desde o seu início, analisa as etapas pelas quais passou a Fundação. “Quando lançamos a Movement Health na América Latina, não prevíamos que uma pandemia colocaria nossos sistemas de saúde sob pressão ainda maior, mas sabíamos de uma coisa: precisávamos fortalecê-los para o futuro da humanidade. Os eventos dos últimos três anos não apenas reafirmaram nosso compromisso com um futuro de assistência médica acessível e de alta qualidade para todos, mas também tornaram a Movement Health Foundation mais forte”, avalia.
Para Tisha Boatman, vice-presidente sênior de acesso global aos cuidados da Siemens Healthineers e membro do conselho da Movement Health, as instituições compartilham a crença de que a saúde é um direito humano fundamental e que todos devem ter a oportunidade de se beneficiar das inovações na área da saúde. “Como líderes no setor de saúde e parceiros co-fundadores da Movement Health Foundation, somos todos motivados pela oportunidade de causar um impacto focado em populações carentes, combinando o poder de nossas capacidades únicas e nosso compromisso de construir sistemas de saúde mais sustentáveis em todo o mundo”, completa.
O acesso igualitário a cuidados de saúde de qualidade é essencial para que todos vivam suas vidas da melhor forma possível e com mais saúde, e deve ser uma prioridade para qualquer sistema de saúde sustentável na visão de Bogi Eliasen, diretor de Saúde do CIFS e membro do Conselho da Fundação. “Esperamos aproveitar nossas percepções globais para contribuir com o objetivo da Fundação de construir sistemas de saúde integrados, sustentáveis e preparados para o futuro em todo o mundo”, finaliza Eliasen.
Para saber mais sobre a Movement Health Foundation e como contribuir para sua missão, acesse www.movementhealth2030.com.