Maior grupo de mídia do Brasil unifica cinco empresas, automatiza operações e aumenta a eficiência com o Oracle Fusion Cloud Applications
A Globo, maior conglomerado de mídia do Brasil e provedora global de conteúdo com programação dublada em mais de 70 idiomas em 160 territórios, concluiu um dos projetos de transformação corporativa mais complexos da América Latina com o apoio do Oracle Fusion Cloud Applications para padronizar sistemas, agilizar a governança e acelerar a inovação.
Fundada em 1925, a Globo é o maior grupo de mídia da América Latina e um dos maiores conglomerados de mídia do mundo. À medida que crescia, adquiria novas empresas e expandia suas ofertas, a Globo precisava transformar as operações para permitir maior automação, agilidade e inteligência. Como parte da transformação, a Globo unificou cinco empresas em um único modelo operacional e migrou seus sistemas legados para o Oracle Fusion Applications. Essa mudança estratégica ajudou a Globo a escalar suas operações, reduzir custos e estabelecer uma base robusta para a adoção de recursos de IA incorporados.
“A escolha pela Oracle foi uma decisão estratégica para garantir agilidade e inteligência de longo prazo à medida que continuamos a diversificar e expandir nossas ofertas”, disse Alexandre Donner, executivo de tecnologia da Globo. “Hoje, as tecnologias da Oracle oferecem amplo suporte aos nossos principais sistemas corporativos e podemos aproveitar os recursos de IA incorporados no Oracle Fusion Applications para reduzir o trabalho manual, aumentar a velocidade e a precisão e capacitar nosso pessoal a se concentrar mais tempo na inovação e na narrativa”.
Atualmente, a Globo está testando mais de 50 recursos de IA no Oracle Fusion Applications. O Oracle Fusion Cloud Enterprise Resource Planning (ERP) ajudou a Globo a aumentar a produtividade, reduzir custos e melhorar os controles financeiros, enquanto o Oracle Fusion Cloud Enterprise Performance Management (EPM), parte do Oracle Cloud ERP, permite que a Globo use recursos de relatórios narrativos habilitados para IA para automatizar os processos de relatórios e reduzir o tempo de fechamento do mês de 8 para 3 dias. Com o Oracle Fusion Cloud Supply Chain & Manufacturing (SCM), a Globo conseguiu aproveitar a IA incorporada para otimizar as operações de armazém e a colocação de produtos em centros de distribuição, alcançando 99,5% de precisão de estoque.
“Grandes organizações como a Globo geralmente enfrentam desafios para unificar sistemas, reduzir o trabalho manual e manter a agilidade em escala”, disse Renata Pessoa, vice-presidente de Aplicativos em Nuvem da Oracle América Latina. “A jornada da Globo mostra como o Oracle Fusion Applications, a IA incorporada e a forte governança podem se unir para simplificar as operações, acelerar a inovação e gerar impacto mensurável nos negócios. Com a Oracle, a Globo construiu uma empresa inteligente e pronta para o futuro, alimentada por dados, impulsionada pela inovação e focada no crescimento sustentável”.