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Golpes no Carnaval: Ferramentas de prevenção à fraude podem evitar prejuízos de R$ 1 Bi para foliões e empresas

Carnaval do Estado de SP vai atrair 4,5 milhões de pessoas e movimentar R$ 6,4 bilhões / Foto: Jonathan Borba / Unsplash
Carnaval do Estado de SP vai atrair 4,5 milhões de pessoas e movimentar R$ 6,4 bilhões / Foto: Jonathan Borba / Unsplash

Serasa Experian dá dicas para negócios e consumidores aproveitarem o período festivo sem perdas financeiras

Durante os cinco dias de Carnaval, de 1º a 5 de março, a Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, estima a ocorrência de 182.154 tentativas de fraude envolvendo documentos, informações pessoais e dispositivos móveis. Caso sejam bem-sucedidas, essas diligências poderiam gerar um prejuízo de R$ 1.019.699.175,48 para consumidores e empresas. O período festivo, marcado pelo alto volume de transações, é um dos mais críticos para golpes, tornando essencial a adoção de medidas preventivas mais rigorosas.

“Em períodos de grande movimentação econômica, como o Carnaval, criminosos aproveitam o aumento das transações para aplicar diversos tipos de golpes. Com a digitalização dos pagamentos e a popularização das carteiras digitais, as tentativas de fraude vêm crescendo significativamente. Tanto consumidores quanto empresas devem redobrar a atenção para evitar prejuízos financeiros. A melhor defesa contra esses crimes é adotar práticas seguras e manter-se informado. Com tecnologias de segurança e conscientização, é possível minimizar esses impactos negativos durante a folia”, alerta o Diretor de Autenticação e Prevenção a Fraudes da Serasa Experian, Caio Rocha.

De acordo com o Indicador de Tentativas de Fraude, divulgado mensalmente pela datatech, foi registrada uma tentativa de golpe a cada 2,4 segundos em março de 2024. O mês também foi o primeiro do ano a superar 1 milhão de tentativas de fraude, evidenciando a intensificação da atividade criminosa no período.

Veja algumas dicas essenciais para consumidores:

  • Garantir que seus documentos, celulares e cartões estejam bem guardados e seguros, com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
  • Não fornecer senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
  • Tomar cuidado com cartões em compras presenciais, evitando a troca ao realizar pagamentos em bares, restaurantes e ambulantes;
  • Sempre conferir o cartão após a transação e proteja a senha ao digitá-la;
  • Manter a segurança do celular com biometria e autenticação em duas etapas;
  • Verificar a reputação de lojas e sites antes de realizar quaisquer compras, e fornecer suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
  • Desconfiar de ofertas com descontos muito altos ou que exigem pagamentos antecipados;
  • Ter cuidado com links compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais ou SMS;
  • Não emprestar ou vender seus dados;
  • Não fazer transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois, o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
  • Criar senhas seguras e atualizá-las com frequência;
  • Monitorar o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.
  • Utilizar apenas formas de pagamento seguras e ativar autenticação em duas etapas sempre que possível.

Para as empresas, as recomendações são:

  • Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente, investir em tecnologias de prevenção à fraude em camadas para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa;
  • Garantir a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;
  • Entender profundamente o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a segurança.
  • Utilizar a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e permita uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente.

Metodologia

A Serasa Experian estimou o risco das fraudes no Carnaval de 2025 a partir dos dados do mesmo período de 2024, quando ocorreu uma tentativa de fraude a cada 2,4 segundos.

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