Bradesco Seguros

Governo de SP abre 150 vagas em capacitação para pequenos negócios para exportação

Digitalização reduz trâmites de exportação cair de treze para cinco dias/ Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Programa online é voltado para empresas de diferentes segmentos e de qualquer região do Estado

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE) vai capacitar 150 micro, pequenas e médias empresas, além de startups e produtores rurais interessados em exportar produtos e serviços. Executado pela InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à SDE, o Exporta SP (Programa Paulista de Capacitação para Exportação) abriu inscrições para sua turma do 1º semestre de 2025. Empreendedores de qualquer região do Estado e de qualquer setor podem se cadastrar pelo site da InvestSP.

Com a nova turma, o Exporta SP vai superar a marca de 1,3 mil empresas capacitadas desde a criação do programa. Ao longo de quatro meses, os empreendedores participam de 20 aulas coletivas com representantes da InvestSP e da Fundação Instituto de Administração (FIA). A qualificação é gratuita!

O treinamento é 100% online e, após os quatro meses de capacitação, os empreendedores também são acompanhados por especialistas por até dois anos. Entre os objetivos do programa está aumentar a competitividade, o faturamento e a segurança das pequenas empresas, que, ao acessarem o mercado internacional, passam a desenvolver novas habilidades e ampliam suas fontes de receita.

Além das 20 aulas com representantes da InvestSP e da FIA, o Exporta SP conta com mentorias individuais: momentos nos quais o pequeno empresário pode debater as necessidades e as características específicas de cada negócio com um especialista. A capacitação aborda os temas que mais desafiam os empreendedores no processo de internacionalização de seus produtos e serviços, como: definição de preços, inteligência comercial, marketing, contratos internacionais, logística e vendas.

Mais de 40% das empresas brasileiras que exportam – cerca de 11 mil – ficam no Estado de São Paulo, apontam dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Governo Federal. E a estimativa da InvestSP é de que três de cada quatro são de micro, pequeno e médio porte. “Ao investir na capacitação empreendedora, queremos incentivar os pequenos negócios a buscar novos mercados e mover a alavanca do desenvolvimento que gera renda e emprego, forte diretriz do governador Tarcísio de Freitas”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jorge Lima.

Já o presidente da InvestSP, Rui Gomes, destaca que: “os pequenos negócios são responsáveis por mais da metade dos empregos gerados no Brasil, além de representarem quase metade das empresas exportadoras. Capacitar, abrir novos mercados e apoiar esses empreendedores está diretamente ligado à missão da InvestSP de gerar desenvolvimento, emprego e renda em São Paulo”.

Para mais informações, visite o site da agência ou entre em contato com a equipe de Promoção de Exportações da InvestSP:

Total
0
Shares
Anterior
KLP Seguros e Saúde ganha prêmio Top of Mind 2024
KLP Seguros e Saúde ganha prêmio Top of Mind 2024 / Foto: Divulgação

KLP Seguros e Saúde ganha prêmio Top of Mind 2024

Corretora venceu importantes concorrentes na categoria Consultoria de Benefícios

Próximo
Qual o melhor modelo e jornada de trabalho para atrair talentos multigeracionais?
Ana Somaggio, Diretora de Marketing e Recursos Humanos da Ótima Digital / Foto: Divulgação

Qual o melhor modelo e jornada de trabalho para atrair talentos multigeracionais?

No setor de telecomunicações, a flexibilidade vem ajudando a atrair e reter

Veja também