Estado quer garantir condições para que o setor privado aumente os investimentos em economia verde
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE) participou, por meio da InvestSP (agência de promoção de investimentos vinculada à pasta), na última semana, do Fórum de Negócios Suécia-Brasil. Promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o evento reuniu autoridades e empresários dos dois países para discutir inovações capazes de acelerar o processo de transição energética na indústria.
A diretora de Estratégia e Inteligência da InvestSP, Marilia Garcez, foi uma das painelistas do encontro, que ainda contou com gestores de empresas suecas, como Ericsson, Scania e Volvo, e brasileiras, como Embraer e Vale, além de representantes de entidades industriais.
A Suécia, apesar de ser um país altamente industrializado, com foco em setores como aço, veículos e cimento, conseguiu aliar uma redução das emissões de gases do efeito estufa em 80%, nas últimas décadas, com crescimento econômico. Enquanto o Estado de São Paulo tem desenvolvido uma série de ações focadas na descarbonização do setor industrial e também no de transportes, por exemplo.
“Seguindo as trilhas de desenvolvimento definidas pela SDE, queremos garantir um ambiente de negócios cada vez mais atrativo para que empresas invistam em projetos de economia circular e descarbonização. Em São Paulo, enxergamos o setor privado como parceiro estratégico do poder público na busca pela neutralização das emissões de carbono até 2050”, reforçou Marília Garcez.
Além do mapeamento de oportunidades e desafios do setor, e do apoio técnico oferecido às empresas em temas regulatórios e ambientais, a InvestSP também faz a articulação com outros órgãos do governo, para contribuir no processo de definição de políticas públicas que incentivem projetos de transição energética.