Programas e ações foram apresentados durante encontro com prefeitos e prefeitas eleitos e reeleitos de todo o Estado
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE) apresentou, durante o “1º Encontro Municipalista de Prefeitos e Prefeitas Eleitos no Estado de São Paulo”, uma série de iniciativas voltadas para o desenvolvimento regional e a geração de emprego e renda.
Realizado em Campinas, nos dias 18 e 19 de novembro, o encontro foi organizado pela Associação Paulista de Municípios (APM), com apoio da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP).
A InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à SDE, foi destaque do encontro e promoveu palestras e atendimentos em seu estande. Dezenas de gestores municipais participaram das atividades da agência, que também reforçou as orientações de seu Guia para Atração de Investimentos nos Municípios.
A publicação está à disposição dos novos prefeitos, secretários e vereadores, para incentivar a atração de investimentos privados nas cidades, como fábricas, centros logísticos, polos de pesquisa e inovação e até unidades de produção de energia.
De acordo com o secretário Jorge Lima, “o objetivo é levar informação para que o gestor local possa desenvolver ações e políticas capazes de aumentar a competitividade dos municípios. Apresentar e disponibilizar o acesso aos programas da SDE e possibilitar que o crescimento econômico será concreto em todas as regiões do Estado”, pontuou.
A SDE e a InvestSP também apresentaram iniciativas voltadas para os pequenos negócios, como o Programa Paulista de Capacitação de Exportação (Exporta SP), que está com inscrições abertas e atende empreendedores de todas as regiões do Estado e de qualquer setor. “Trabalhar junto com o gestor local, que é quem mais conhece as vocações de cada município, é fundamental para incentivar o empreendedorismo, novos negócios e a geração de emprego e renda nos municípios paulistas”, destacou a Gerente de Competitividade da InvestSP, Elisabete Donato.
Também foram debatidas formas de acelerar a transição energética e a adoção de práticas sustentáveis nos municípios paulistas. Alinhadas às trilhas de desenvolvimento definidas pela SDE, a InvestSP tem apoiado o setor privado e gestores públicos na implantação de ações focadas na gestão de resíduos sólidos, economia circular e geração de energia limpa.
“Queremos que os gestores locais e o setor privado sejam parceiros estratégicos do Estado na missão de São Paulo de zerar as emissões de carbono até 2050”, disse o especialista em Transição Energética da InvestSP, Davi Lopes. Destaque, também, para o trabalho junto a prefeituras e câmaras municipais para que as cidades consigam se adequar à Lei 14133/21 (Lei de Licitações), no que diz respeito à migração para o mercado livre de energia.