Colegiado, com participação da Susep, reúne 27 entidades e é presidido pelo Ministério da Fazenda
O Ministério da Fazenda, em um passo importante para construir uma economia sustentável, nomeou na última quinta-feira (18) os membros do Comitê Gestor do Comitê Interinstitucional da Taxonomia Sustentável Brasileira (CITSB), com a finalidade de coordenar o desenvolvimento e a implementação da Taxonomia Sustentável Brasileira, instituído pelo Decreto nº 11.961, de 22 de março de 2024.
Com participação da Susep, o colegiado é presidido pelo Ministério da Fazenda, composto por 22 ministérios, além do Banco Central do Brasil (BCB), Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Para representar a Susep, foram nomeados o Coordenador-Geral de Regulação Prudencial, César da Rocha Neves, como titular, e o Coordenador-Geral de Grandes Riscos e Resseguros, Diogo Ornellas, como suplente.
Na dimensão financeira, a criação do comitê marca mais uma etapa nesse processo de alinhamento nacional, tracionando a agenda de finanças sustentáveis nacionais. O CITSB pretende construir uma metodologia comum para avaliar o impacto social, ambiental e climático das atividades econômicas, e propor formas de fazer seu monitoramento, verificação e relato, buscando maneiras de avançar no escopo da materialidade.