Europ Assistance Brasil

Governos brasileiro e paraguaio debatem ações para aumentar a segurança hídrica

Representantes dos governos do Brasil e do Paraguai se reuniram nesta segunda-feira (21), no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), para trocar experiências sobre políticas públicas de gestão e incentivo à agricultura irrigada e de segurança hídrica. Entre os temas debatidos estiveram a tecnologia utilizada nas obras da transposição do Rio São Francisco, a construção de perímetros irrigados e realização de parcerias público privadas.

Durante o encontro, o secretário Nacional de Segurança Hídrica do MDR, Sergio Costa, ressaltou a importância da troca de experiência entre os dois países. “Este encontro é o reflexo de nossas obras, de nossos investimentos. Estamos mostrando aos países da América Latina o tanto que o Brasil tem interesse em desenvolver seus recursos hídricos para que seja possível investir em produção, no desenvolvimento do semiárido, que é a região mais seca do Brasil e tem aproximadamente 28% da população do país”, enfatizou. “Compartilhar com os países vizinhos o que estamos fazendo é excelente. A América Latina precisa caminhar junta, pois no futuro seremos os principais exportadores de alimentos”, ressaltou.

Já o diretor de Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, Francisco Soares, apresentou o trabalho feito pelo MDR na área de agricultura irrigada “O Brasil tem uma experiência muito importante na área da transposição do São Francisco, principalmente com os perímetros irrigados que a Codevasf vem desenvolvendo ao longo desses anos no Nordeste. Temos, inclusive, o Nilo Coelho, que é um dos mais antigos e um dos melhores exemplos do resultado da utilização da agricultura irrigada em locais que antes não se produzia nada por conta do baixo índice pluviométrico”, destacou. A Codevasf é a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, empresa pública vinculada ao MDR.

O ministro de Agricultura do Paraguai, Moisés Santiago, comentou que planeja levar algumas das ações apresentadas para seu país. “Queremos ver mais a fundo a experiência do Brasil em vários aspectos, mas principalmente na administração de recursos hídricos para fins produtivos. Nesse sentido, queremos aproveitar a boa relação que temos e ver como podemos aproveitar a experiência brasileira nessa área para levarmos para o Paraguai”, declarou o ministro.

]]>
Via: Brasil61

Total
0
Shares
Anterior
Defesa Civil Nacional lança curso on-line sobre uso da Interface de Divulgação de Alertas Públicos

Defesa Civil Nacional lança curso on-line sobre uso da Interface de Divulgação de Alertas Públicos

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Defesa Civil

Próximo
Até 2025, mais de 400 cidades vão ter pontos de coleta de lixo eletrônico

Até 2025, mais de 400 cidades vão ter pontos de coleta de lixo eletrônico

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) vai instalar centrais de triagem e pontos de

Veja também