Grupo Amil amplia iniciativas de saúde mental para os 22 mil colaboradores com nova metodologia para mapear riscos psicossociais

Grupo Amil amplia iniciativas de saúde mental para os 22 mil colaboradores com nova metodologia para mapear riscos psicossociais / Foto: Freepik
Foto: Freepik

Programas incluem suporte sigiloso 24h para atendimento psicológico de questões como estresse e ansiedade, situações traumáticas e temas relacionados com o ambiente no trabalho

O Grupo Amil está implementando uma nova metodologia para identificar e mapear riscos psicossociais em seu ambiente de trabalho. A medida, que é parte de um conjunto de ações já presentes no dia a dia de seus 22 mil colaboradores, atenderá também às exigências da atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), do Ministério do Trabalho e Emprego, com a inclusão dos fatores de risco psicossociais no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais.

A empresa passará a identificar possíveis pontos de atenção no local de trabalho a partir do cruzamento de dados internos. A iniciativa contribui para o clima organizacional, oferecendo diversas frentes de apoio e acolhimento, inclusive diante de situações na vida pessoal passíveis de tensão e ansiedade. “Temos total compromisso com o que está sendo incluído na lei, especialmente por sermos uma empresa de saúde que oferece Programa de Saúde Mental também para os seus clientes”, explica Eduardo Morbin, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente no Grupo Amil.

Para Ricardo Burgos, vice-presidente de Pessoas e Segurança da companhia, a questão de saúde mental é um desafio para toda a sociedade, exigindo esforços e frentes coletivas de trabalho. “Desenvolvemos uma abordagem à saúde mental bem estruturada e abrangente, onde sempre procuramos colocar os nossos colaboradores no centro de tudo o que fazemos. Isso está alinhado à missão do Grupo Amil, que é cuidar. E antes de cuidar dos pacientes, precisamos dar atenção aos nossos times, com ações direcionadas aos colaboradores do corporativo e dos hospitais e clínicas do grupo – pessoas que estão no front da atenção ao cliente quando ele mais precisa”, explica o vice-presidente.

Um dos destaques é o Programa de Apoio ao Colaborador (PAC), que nos últimos dois anos registrou 2,7 mil casos e mais de 14 mil interações com colaboradores. A iniciativa oferece suporte sigiloso 24h para atendimento psicológico de questões como estresse e ansiedade, situações traumáticas e temas relacionados com o ambiente no trabalho. O apoio se estende a orientações financeiras, como reorganização do orçamento, aquisição de bens, planejamento doméstico e para poupança; questões sociais, com suporte ao grupo familiar em situações críticas, como luto e separação; aspectos jurídicos, como guarda dos filhos, pensão alimentícia e divisão de bens.

A companhia ainda disponibiliza o Programa de Saúde Mental, com acesso a rede credenciada especializada, telepsicologia de urgência e suporte a casos graves para colaboradores e seus dependentes. Em outras frentes de apoio estão o Psicologia Viva, com consultas online com psicólogos e nutricionistas, e o suporte da Saúde Ocupacional na prevenção de doenças ocupacionais e na promoção da saúde física e mental. A empresa ainda incentiva, como importante recurso para o bem-estar mental, a prática de atividade física ofertando o benefício TotalPass.

O Grupo Amil realiza acompanhamento ativo e humanizado às colaboradoras e dependentes gestantes até 45 dias após o parto, por meio de um canal ativo 24 horas. As gestantes podem participar de cursos preparatórios para pais e mães e de consultorias de amamentação e sono, facilidades que atenuam possíveis tensões e ansiedades causadas pela chegada do bebê.

Informações sobre saúde mental são disseminadas através de campanhas institucionais, com ações internas no Janeiro Branco e Setembro Amarelo, além de eventos, videocasts e pílulas de saúde mental, disponíveis na intranet, com orientações seguras para todos os colaboradores.

Total
0
Shares
Anterior
SulAmérica expande portfólio em Fortaleza com a nova Linha Vital
Denise Carvalho, do superintendente da SulAmérica / Foto: Divulgação

SulAmérica expande portfólio em Fortaleza com a nova Linha Vital

Lançamento foi feito no dia 28 de agosto e seguido de um encontro exclusivo com

Próximo
Seguros em PPPs: o papel dos editais na gestão de riscos externos
Gaya Schneider, sócia do escritório Ernesto Borges Advogados e presidente da Comissão Especial de Direito Securitário da OAB Nacional / Foto: Divulgação

Seguros em PPPs: o papel dos editais na gestão de riscos externos

Confira artigo de Gaya Schneider, sócia do escritório Ernesto Borges Advogados e

Veja também