Receitas tiveram aumento interanual de 53% em moeda constante; As reservas brutas, excluindo o câmbio, aumentaram 35%, e o negócio B2B cresceu 23% em relação ao ano anterior
A Decolar, empresa referência em tecnologia de viagens na América Latina, apresentou seus resultados financeiros para o terceiro trimestre de 2024, relatando outro período de crescimento sustentado. As reservas brutas totalizaram US$ 1,3 bilhão, um sólido aumento de 35% em relação ao ano anterior, em moeda constante. Os resultados do trimestre refletem o compromisso da empresa com o crescimento por meio de parcerias estratégicas, soluções de pagamento inovadoras e sólida demanda em seus principais mercados.
Foi registrado um crescimento significativo no negócio B2B, que cresceu 23% em relação ao ano anterior, representando 19% do total de reservas brutas e aumentando 420 pontos base em comparação ao ano anterior. Com relação às parcerias estratégicas, a Decolar assinou vários acordos significativos de White Label durante o trimestre.
Em linha com sua robusta estratégia omnichannel, a empresa continua a concentrar esforços nos aplicativos, que continuam sendo o foco do negócio. No trimestre, as transações de aplicativos atingiram uma alta recorde de 50,5%. Os downloads móveis também aumentaram 47% em relação ao ano anterior, atingindo uma base instalada de 19 milhões de dispositivos. O programa de fidelidade Passaporte Decolar, por sua vez, atingiu 30 milhões de membros em toda a região, um aumento de 51% em relação ao ano anterior.
Além disso, as vendas de pacotes como porcentagem das reservas brutas cresceram 253 pontos-base, para 33%, em linha com a execução da estratégia comercial da empresa. O forte esforço comercial, juntamente com a implementação de soluções inovadoras de pagamento, resultou em um aumento de 1.089 pontos-base na margem EBITDA ajustada, que atingiu 24,8% no trimestre.
A empresa renovou seu acordo com a Expedia, consolidando uma parceria estratégica que permite à Decolar otimizar sua oferta de acomodações e buscar oportunidades de crescimento global em B2B, SaaS e M&A. Em outra iniciativa importante, a Despegar anunciou seu primeiro grande acordo de SaaS (software as a service) com a Karisma Hotels & Resorts, licenciando a assistente de viagem com IA generativa, SOFIA, para oferecer uma experiência de planejamento de viagem personalizada e abrir um novo fluxo de receita.
Damian Scokin, CEO do Grupo Decolar, disse: “Temos o prazer de informar que nossos resultados do terceiro trimestre de 2024 refletem o impulso sustentado que alcançamos ao longo do ano. Neste trimestre, fizemos um progresso significativo em nosso segmento B2B, que continua a superar o crescimento do mercado. Neste trimestre, alcançamos dois marcos significativos: primeiro, redefinimos nossa parceria de longo prazo com a Expedia por meio de um novo contrato de 10 anos, a partir de 2025, de terceirização de acomodações, que expandirá nossa oferta de acomodações, diversificará as parcerias estratégicas e fortalecerá a presença de mercado da Decolar, ao mesmo tempo em que aumentará nossas oportunidades de crescimento global; segundo, avançamos com nossa solução SOFIA SaaS para a Karisma Hotels & Resorts, abrindo novas oportunidades de crescimento. Essas iniciativas ressaltam nosso compromisso com a inovação e com serviços centrados no cliente, reforçando nossa liderança no setor de tecnologia de viagens”.
Amit Singh, CFO da Despegar, acrescentou: “Nossos resultados do terceiro trimestre de 2024 mostram a execução eficaz de nossas prioridades estratégicas, refletidas no forte crescimento da receita e na lucratividade recorde. A receita trimestral aumentou 53% em relação ao ano anterior em moeda constante, para US$ 193,9 milhões. Esse crescimento destaca nosso foco bem-sucedido na lucratividade em mercados importantes, como o Brasil, juntamente com uma recuperação da demanda na Argentina, ressaltando a resiliência dos fundamentos de nossos negócios. Olhando para o futuro, nossa sólida base financeira nos coloca em uma boa posição para manter a liderança de mercado e a criação de valor de longo prazo para nossos acionistas”.