Conduzido pelo avatar Grazi, a plataforma inicialmente é em primeira pessoa e cada participante, ao superar desafios, recebe GR Coins, que habilitam as novas fases, como em um game
As empresas brasileiras estão de portas abertas para o metaverso, tanto para usá-lo como ambiente de trabalho remoto, para interação com os clientes e funcionários, entre outras ações. O Grupo GR, uma das maiores empresas de segurança privada patrimonial do país, anuncia o metaverso para processo de onboarding de novos colaboradores, em primeira pessoa e com premiação em GR Coins para cada etapa vencida, como forma de habilitar para novas fases. Nesta fase inicial, a anfitriã será o avatar Grazi.
“O projeto do metaverso está pronto e é muito importante neste momento para acolhimento do novo colaborador de forma dinâmica, inovadora e totalmente alinhada com o que há de mais moderno no mercado de seleção e contratação. Estamos iniciando a fase de divulgação interna para os funcionários já ativos e incluindo 100% dos novos funcionários no processo. Trabalhamos com diversos parceiros no projeto e o time envolvido foi multidisciplinar, com DH, Marketing, TI e Soluções”, conta Paulo Afonso Rodrigues Marques, Diretor de Desenvolvimento Humano do Grupo GR.
“Começamos pelo processo de onboarding dos novos funcionários, mas não vamos parar por aí. Queremos expandir para o treinamento, que é uma área- chave. Estudos comprovam um nível de aprendizado e retenção do conhecimento muito maior em ambientes imersivos em relação a estruturas tradicionais, mesmo que online”, explica Marques.
Segundo Ricardo Bacci, Superintendente de Soluções do Grupo GR, o ciclo todo levou poucos meses. “Passamos por uma fase inicial de planejamento de posicionamento, seleção de parceiros, modelagem, testes e publicação”, afirma.
Bacci esclarece que as possibilidades são muitas e definir um plano gradual de entrada, por fases, em que a evolução é baseada em índices de sucesso é vital. “Uma coisa curiosa em relação ao metaverso é a ressignificação de fronteiras. A partir da democratização da tecnologia, não falamos mais do desenvolvimento de determinado país neste quesito. Falamos de maturidade e adesão de uma empresa, de um governo, de uma organização e de um indivíduo, independentemente de sua localização”, conclui.
O projeto faz parte da estratégia de crescimento da empresa, que contemplou um investimento de R$ 3,5 milhões nas áreas de tecnologia e desenvolvimento humano, nos últimos meses, preparando-a para a total digitalização de seus processos. O Grupo GR, que conta com cerca de 13 mil colaboradores em todo o Brasil, planeja atingir faturamento de R$ 1 bilhão até 2024, projetando um crescimento de quase 18% para 2022, com faturamento bruto previsto de mais de R$ 730 milhões.
A companhia investe em projeto para implantação de tecnologia integrada a fim de alcançar excelência operacional e ainda deve investir mais de R$ 50 milhões de caixa próprio em tecnologia para segurança e aquisição de participação em empresas do segmento, a fim de potencializar o desenvolvimento de novas soluções.