Com 13 anos na instituição, o executivo Gabriel Ferreira deixará o cargo de CEO, após ciclo de transformação, entregas e resultados relevantes para o banco
O Banco BV, uma das maiores instituições financeiras do País, anuncia hoje que iniciou processo de sucessão em sua liderança. Após cinco anos na presidência do banco, Gabriel Ferreira será sucedido por Gustavo Sousa, executivo com uma longa trajetória de sucesso, incluindo passagens como presidente da Cielo e da CPFL Renováveis, além de posições de destaque no Banco do Brasil. Atualmente, Gustavo é Presidente da Ascenty, maior empresa de data centers da América Latina.
A sucessão acontece após o BV alcançar um novo patamar de resultados. Em 2024, o banco teve lucro líquido de R$ 1,7 bilhão, o maior de sua história. O ROE da instituição chegou a 16% no último trimestre do ano, também recorde. Esse desempenho se deve à estratégia de alavancar a liderança do banco em financiamento de veículos para fortalecer a diversificação dos negócios e a satisfação dos clientes. Em 2024, o BV também foi eleito a melhor instituição financeira para se trabalhar pelo GPTW, coroando a forte transformação cultural em curso.
À medida que esses objetivos foram alcançados, Gabriel Ferreira e os acionistas iniciaram um processo de sucessão, que aconteceu de forma planejada e organizada ao longo dos últimos meses. Gabriel permanecerá no banco até o fim do seu mandato em abril, garantindo a fluidez da transição.
“Sob o comando do Gabriel, o BV fortaleceu seu protagonismo no core business ao mesmo tempo em que lançou as bases para a criação de um banco ainda mais sólido, diversificado e pronto para seguir crescendo”, diz João H. Schmidt, presidente do Conselho de Administração do BV e CEO da Votorantim S.A. “É uma satisfação para todos nós dar as boas-vindas ao Gustavo, um executivo com profundo conhecimento do mercado, experiência diversa e plena capacidade para liderar o BV nesse novo ciclo”.
Gustavo Sousa possui MBA Executivo pela Columbia Business School, mestrado em Gestão Econômica de Negócios pela UNB, MBA em Administração Financeira pela FGV e é formado em Administração pela UFRN. Além de presidente da Ascenty Datacenters, ocupou posições de destaque em grandes companhias brasileiras, como presidente e CFO da Cielo, presidente e CFO da CPFL Renováveis e diretor de Controladoria do Banco do Brasil.
“Agradecemos ao Gabriel pela liderança e relevante contribuição ao longo de todos esses anos à frente do BV, ressaltando o total apoio dado no processo de sucessão, que irá culminar com a chegada do Gustavo”, diz Felipe Prince, membro do conselho de administração do BV e CRO do Banco do Brasil. “O BV está sólido e preparado para iniciar uma nova fase de robusto crescimento, gerar mais oportunidades para os seus colaboradores, clientes, parceiros e aumentar seu impacto positivo na economia brasileira. Desejamos muito sucesso ao Gustavo nessa nova jornada”.