Com larga experiência na área institucional, o profissional atua no setor automotivo desde 2008, com passagens pela GM e Toyota
A GWM Brasil reforça sua presença no Brasil com a abertura de um escritório de Relações Governamentais em Brasília (DF) e a chegada de Gustavo Maranhão para atuar como Gerente de Relações Governamentais. O executivo será o representante da empresa na capital federal, mas com atuação em todo o território nacional, e irá se reportar a Ricardo Bastos, Diretor de Relações Institucionais.
Suas principais atribuições serão posicionar a GWM de forma estratégica junto aos Poderes Executivo e Legislativo – nas esferas Federal, Estadual e Municipal -, com o objetivo de ampliar os canais de comunicação com os órgãos governamentais, atuar em conformidade com as normas regulatórias do país e promover a imagem institucional da empresa.
Desse modo, Gustavo vai contribuir para transformar a GWM em referência no setor automotivo, elaborando políticas públicas que vão promover a eletrificação e descarbonização do setor, bem como aumento da competitividade, inovação e desenvolvimento sustentável.
“Estou animado para enfrentar esse novo desafio. Acredito que uma boa relação com as instituições governamentais seja fundamental para garantir a estabilidade e o desenvolvimento de qualquer empresa no longo prazo, especialmente em um mercado tão competitivo e dinâmico como o setor automotivo brasileiro”, enfatiza o executivo.
Trajetória profissional
Maranhão chega para agregar sua vasta experiência no setor automotivo – onde atua desde 2008 – ao time da GWM. Sua trajetória profissional teve início na General Motors, na área de Relações Institucionais e Governamentais.
Após uma breve passagem pela área de Pós-Vendas da rede de concessionárias Toyota, em 2012 ele ingressou na Toyota do Brasil para reforçar a área de Relações Governamentais em Brasília, e liderou o escritório de 2017 a 2021. Também foi membro titular da Comissão de Assuntos Legislativos da Anfavea.
Neste período, o executivo participou de discussões de políticas públicas e regulatórias, como o Inovar-Auto e o Rota 2030, da disseminação dos veículos híbridos no Brasil e da pauta de descarbonização, só para citar alguns temas.
Agora ele se junta à equipe da GWM Brasil para dar continuidade ao plano de consolidação e expansão da marca no País, por meio de relacionamento com os públicos estratégicos dos âmbitos público, privado e do terceiro setor.