MAPFRE

GWM anuncia parceria com IPT na inauguração do seu Laboratório de Hidrogênio

Parceria técnica entre GWM e IPT permitirá a realização de testes e estudos conjuntos voltados à segurança, desempenho e viabilidade do uso do hidrogênio em veículos pesados

A GWM participará nesta quinta-feira, 09/10, da inauguração do Laboratório de Hidrogênio (LabH2), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo. A autotech estará presente com o primeiro caminhão a célula de combustível a hidrogênio (FCEV), da GWM Hydrogen powered by FTXT, trazido para o Brasil, reafirmando seu pioneirismo no desenvolvimento e aplicação da tecnologia no país.

A FTXT é a subsidiária da GWM na China responsável pelo desenvolvimento de tecnologias de célula a combustível e componentes para que utilizam o hidrogênio. Fora do país asiático, ela adota a marca GWM Hydrogen, reforçando o posicionamento global da empresa nesse segmento.

O novo laboratório do IPT será um marco para o avanço da economia de baixo carbono e para a estruturação da cadeia produtiva do hidrogênio no Brasil, com foco em pesquisa, desenvolvimento e inovação. A parceria com a GWM permitirá a realização de testes e estudos conjuntos voltados à segurança, desempenho e viabilidade do uso do hidrogênio em veículos pesados.

Durante o evento, o caminhão a célula de combustível da GWM estará disponível para demonstração, permitindo que os convidados conheçam de perto sua tecnologia embarcada. O modelo utiliza hidrogênio verde a partir de uma reação entre hidrogênio e oxigênio que gera eletricidade, emitindo apenas vapor d’água (H2O) no escapamento. Essa solução une alta autonomia, recarga rápida e zero emissão de gases de efeito estufa e de poluentes como NOX, HC, CO e particulados.

“A presença da GWM no projeto do LabH2 reforça nosso compromisso com o futuro da mobilidade sustentável. O hidrogênio é mais do que um vetor energético, se trata de um vetor de desenvolvimento social, ambiental e tecnológico para o Brasil. Trabalhar ao lado do IPT, uma das principais instituições de pesquisa do país, é um passo decisivo para tornar o caminhão a hidrogênio uma realidade no mercado nacional,” afirma Davi Lopes, Head da GWM Hydrogen-FTXT Brasil.

O LabH2 conta com infraestrutura completa para pesquisas envolvendo toda a cadeia do hidrogênio, desde a produção e armazenamento ao abastecimento e uso final, incluindo duas Hydrogen Refueling Stations (HRS), ou estações de abastecimento de hidrogênio: uma de 700 bar para veículos leves e outra de 350 bar para veículos pesados, como caminhão e ônibus.

Com a inauguração do laboratório e a disponibilização da HRS, a GWM contará com um local para abastecimento do caminhão a hidrogênio em São Paulo, fomentando e acelerando o processo de viabilização do projeto no país.

A parceria entre GWM e IPT abre caminho para novas frentes de pesquisa e desenvolvimento na área de hidrogênio, incluindo testes de tanques de alta pressão e estudos de segurança e eficiência energética. A colaboração também está alinhada às diretrizes do Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2), que incentiva o fortalecimento das bases tecnológicas e a cooperação entre setor público e privado.

“A colaboração com a GWM demonstra a importância de aproximar a indústria do ambiente de pesquisa. Juntos, podemos desenvolver soluções que fortaleçam a cadeia do hidrogênio e viabilizem uma mobilidade limpa e segura”, afirma João Carlos Sávio Cordeiro, Diretor da Unidade de Energia do IPT.

Com o LabH2, o IPT e a GWM reforçam o compromisso conjunto com a construção de um ecossistema sustentável de energia limpa e mobilidade inteligente, posicionando o Brasil como protagonista regional na transição para o hidrogênio.

Total
0
Shares
Anterior
Plano de Segurança Viária de SP: audiência pública reúne 21 instituições e 11 municípios
Foto: À mesa, da esquerda para a direita: Frederico Arantes (Cetran-SP e Sistran-SP), Roberta Mantovani (Detran-SP) e Diogo Lemos (Iniciativa Bloomberg) / Divulgação

Plano de Segurança Viária de SP: audiência pública reúne 21 instituições e 11 municípios

2ª audiência ocorre nesta quinta-feira (9), das 19h30 às 21h30, de forma online

Próximo
Amil lidera vendas de planos médicos e odontológicos em agosto

Amil lidera vendas de planos médicos e odontológicos em agosto

De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS),

Veja também