Grupo Bradesco Seguros

Hanseníase: Meu Doutor Novamed alerta para sintomas e importância do diagnóstico precoce

Hanseníase: Meu Doutor Novamed alerta para sintomas e importância do diagnóstico precoce / Foto: Mart Production / Pexels
Foto: Mart Production / Pexels

No mês de enfrentamento da doença, médica especialista em Medicina da Família da rede de clínicas lista os sete principais sintomas dessa doença que, por vezes, se apresenta de forma silenciosa

No mês da campanha mundial de combate e prevenção à hanseníase, a rede de clínicas Meu Doutor Novamed, do Grupo Bradesco Seguros, esclarece as verdades e mitos sobre a doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está em segundo lugar em número de casos de hanseníase, ficando atrás apenas da Índia. De 2016 a 2020, foram diagnosticados mais de 150 mil casos novos dessa enfermidade no país.

Uma das doenças infectocontagiosas mais antigas e ainda prevalente, a hanseníase é cercada por mitos, que ampliam o desafio no diagnóstico precoce e no tratamento da patologia. Com o objetivo de promover a conscientização e desmistificar preconceitos históricos relacionados à doença, a Dra. Ketherynne Cabral de Oliveira, médica da família da rede de clínicas Meu Doutor Novamed na unidade Salvador — Caminho das Árvores, destaca a importância de entender como se dá a transmissão.

“A enfermidade é causada pela bactéria Mycobacterium leprae (M. leprae) e transmitida pelas secreções da via aérea superior, gotículas de saliva e pelo contato próximo e frequente com doentes que ainda não iniciaram tratamento. A hanseníase afeta principalmente a pele e os nervos periféricos, podendo impactar também a mucosa do trato respiratório superior e os olhos. Os símbolos negativos e preconceitos historicamente associados à doença atrapalham no diagnóstico precoce e no tratamento”, explica a médica.

Sintomas e diagnóstico

A hanseníase apresenta longo período de incubação e, por isso, os sinais e sintomas nem sempre se manifestam desde a infecção. De acordo com o Ministério da Saúde, essa janela de tempo dura em média de dois a sete anos.

Caraterizada principalmente pelo surgimento de lesões na pele com perda ou diminuição de sensibilidade, a Dra. Ketherynne reforça que esse não é o único sintoma e lista os sete principais sinais de alerta. São eles:

  • Manchas (esbranquiçadas, amarronzadas e avermelhadas) na pele com alteração térmica (calor e frio), de sensibilidade à dor ou ao tato;
  • Sensação de fisgada, choque, dormência e formigamento, principalmente nas mãos e nos pés;
  • Perda ou diminuição de pelos e de suor em algumas áreas;
  • Redução ou ausência da força muscular na face, mãos e pés;
  • Caroços no corpo;
  • Olhos ressecados;
  • Feridas, sangramento e ressecamento no nariz.

“Ao apresentar um ou mais desses sintomas, o paciente deve procurar o médico. A primeira avaliação é o diagnóstico clínico para examinar possíveis sinais dermatoneurológicos da doença para identificar lesões ou áreas de pele com alteração e comprometimento de nervos periféricos. Fundamental destacar que após o início do tratamento, logo na primeira dose, o paciente deixa de transmitir a doença”, completa a médica da família da rede Meu Doutor Novamed.

Hanseníase tem cura?

A hanseníase é uma doença tratável e tem cura. Contudo, pode deixar sequelas se diagnosticada tardiamente, como destaca a Dra. Ketherynne: “A doença pode causar incapacidades e deformidades, quando não tratada ou tratada tardiamente. As mãos podem apresentar-se como em garras ou ferimentos; os olhos podem ser afetados através do dano neural de nervos cranianos, podendo causar deficiência visual e a cegueira”.

A enfermidade pode afetar qualquer pessoa, independe de gênero, raça ou faixa etária. O tratamento tem como base a antibioticoterapia e visa a cura da infecção e a prevenção de incapacidades físicas. Os pacientes podem se tratar em casa, com supervisão médica periódica.

Dra. Ketherynne Cabral / Foto: Divulgação
Dra. Ketherynne Cabral / Foto: Divulgação

Atendimento na rede Meu Doutor Novamed

As unidades da rede Meu Doutor Novamed estão aptas a atender os pacientes com quadros de suspeita ou diagnóstico da doença, com a atuação de equipes multidisciplinares integradas por especialistas como Médicos da Família e Dermatologistas.

Total
0
Shares
Anterior
Chuvas de Verão: Check up residencial reduz possibilidades de sobrecargas elétricas e incêndios
Chuvas de Verão: Check up residencial reduz possibilidades de sobrecargas elétricas e incêndios / Foto: Rodrigo Souza / Pexels

Chuvas de Verão: Check up residencial reduz possibilidades de sobrecargas elétricas e incêndios

Bradesco Seguros reforça a importância da prevenção para eliminar riscos de

Próximo
PIX: Distribuidoras de energia serão obrigadas a oferecer nova opção de pagamento

PIX: Distribuidoras de energia serão obrigadas a oferecer nova opção de pagamento

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) regulamentou uma resolução que

Veja também