MAWDY

Haroldo da Silva é o novo presidente do Corecon-SP

Haroldo da Silva, presidente do Corecon-SP / Foto: Corecon-SP / Divulgação
Haroldo da Silva, presidente do Corecon-SP / Foto: Corecon-SP / Divulgação

Escolha ocorreu na primeira Sessão Plenária do ano, que também empossou os Conselheiros eleitos para o triênio 2026-2028

O Economista Haroldo da Silva foi eleito nesta quarta-feira (7), por unanimidade, Presidente do Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo (Corecon-SP) para o exercício de 2026. Na mesma ocasião, o Economista Antonio Prado foi eleito Vice-Presidente do Conselho, também por unanimidade.

O Presidente e o Vice-Presidente são escolhidos anualmente por meio de votação entre os Conselheiros que integram o Plenário da entidade. Os conselheiros federais Odilon Guedes, Pedro Afonso Gomes, Antonio Corrêa de Lacerda e Claudemir Galvani, participaram da Sessão Plenária.

Ao assumir a missão de presidir o Conselho, Haroldo destacou a importância de dar continuidade ao trabalho consistente e bem-sucedido realizado pelas últimas gestões, responsável por consolidar o reconhecimento do Corecon-SP no cenário nacional. “Com o apoio de conselheiros altamente qualificados — titulares, suplentes e novos membros, que trazem visões renovadas — reforçamos nosso compromisso com a transparência, a independência e a pluralidade, bem como com o fortalecimento institucional do Conselho. Nosso desafio, a partir de agora, é avançar ainda mais, ampliando a atuação do Corecon-SP e trabalhando de forma estratégica para sua internacionalização, sempre com a participação ativa e o apoio de todos”.

Já Antonio Prado enfatizou o excelente trabalho desenvolvido pela gestão anterior, destacando as publicações recentes e os debates promovidos, cuja qualidade servirá como um importante ponto de partida para a nova gestão. “Reconheço a contribuição das gestões anteriores, que fortaleceram o Corecon-SP e promoveram debates relevantes para o país. Tenho confiança de que, com esta nova composição, realizaremos um trabalho conjunto significativo, com foco no fortalecimento institucional e na internacionalização do Conselho, área na qual minha experiência pode contribuir”, afirmou. Ao complementar, destacou: “Após minha experiência na Secretaria Executiva da CEPAL e na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, considero esta uma das atividades mais coletivas das quais participei nos últimos anos, o que tem sido extremamente enriquecedor”.

Quem é Haroldo da Silva, novo presidente do Corecon-SP

Economista e advogado, Haroldo da Silva é doutor em Ciências Políticas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em Direito Tributário pelo IICS.

Atua como professor e é economista-chefe da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), além de diretor de Relações Institucionais do Sinditêxtil-SP. Possui ampla experiência como consultor econômico, prestando assessoria a diversas instituições públicas e privadas.

É conselheiro do Corecon-SP e da TCP-Partners, além de integrar o Conselho de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Foi vice-presidente do Corecon-SP na Gestão 2025.

Em 2024, foi reconhecido como Economista do Ano no Setor Industrial pelo CIESP Distrital Sul, em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento econômico e industrial. Autor do livro “A Ilusão Neoliberal da Indústria”.

Quem é Antonio Prado, novo vice-presidente do Corecon-SP

Professor e Doutor em Economia, Prado trabalhou no DIEESE, Senado Federal e BNDES. Integrou-se aos quadros da ONU em 2009, onde serviu como Secretário Executivo Adjunto da Cepal em Santiago e como Diretor de Políticas Sociais e Instituições Rurais da FAO, em Roma. É conselheiro do Corecon-SP.

Total
0
Shares
Anterior
Sorteio de capitalização é diferencial em seguros financeiros e de vida
"Paraísos fiscais" são ilegais? Especialista esclarece o conceito e explica riscos para empresas / Foto: Freepik

Sorteio de capitalização é diferencial em seguros financeiros e de vida

Quem contrata um seguro está se preparando para as incertezas do futuro

Próximo
Aportes em planos de previdência privada aberta caem 19,6% até novembro
uFund acelera transformação digital da previdência privada em parceria com gigante americana Conduent/ Foto: Unsplash

Aportes em planos de previdência privada aberta caem 19,6% até novembro

Nos onze meses de 2025, as contribuições totalizaram R$ 142 bilhões, uma queda

Veja também