Eduardo Dal Ri e Paulo Costa compartilharam mais detalhes sobre a aquisição da Liberty Seguros pela HDI
Na manhã desta terça-feira (30 de maio), mais de 4 mil corretores de seguros de todo o Brasil acompanharam mais detalhes sobre a aquisição da Liberty Seguros pela HDI, anunciada no último sábado (27). O momento foi conduzido por Eduardo Dal Ri, CEO da HDI Seguros, e por Paulo Ricardo Cesário Costa, Vice-Presidente Comercial da seguradora.
“A HDI acabou de anunciar uma grande notícia neste final de semana no mercado. Isso é um fato histórico para nós, duas empresas que sempre se admiraram, são concorrentes ainda, mas que ali na frente irão unir forças para se transformar na melhor opção para vocês corretores. Isso só vai ser construído com vocês e com a ajuda de vocês. Estamos atentos aos comentários que recebemos desde sábado, felicitações, preocupações, alegrias e dicas”, destacou Dal Ri.
O CEO da HDI Seguros aproveitou para demonstrar a relevância das operações do grupo segurador em território brasileiro. “Esperamos finalizar a incorporação da Sompo com a HDI em meados de julho e agosto. Se considerarmos as operações das duas companhias em 2022 em conjunto, teríamos a segunda maior seguradora do mercado brasileiro, com produção de R$ 13,3 bilhões. Com a ajuda de vocês, projetamos o relevante número de R$ 15 bilhões em produção no ano de 2023”, sinalizou.
Além disso, Eduardo Dal Ri mencionou que essa operação passa a contar com o reforço de uma empresa muito admirada pelos corretores. “Ouvi muito falar que a operação da Liberty Seguros é redondinha, sabemos de todo o esforço de transformação que essa seguradora vivenciou ao longo dos últimos anos para oferecer as melhores opções possíveis aos profissionais da corretagem”, disse. “Estou há um ano e meio na HDI e também sei da nossa trajetória em não medir esforços para entregar, cada vez mais, melhores experiências para os corretores. Imaginem o que pode acontecer com essas empresas em conjunto?”, questionou.
Aquisição de marcas e futuro da operação
O CEO da HDI Seguros contou que a aquisição envolve, ainda, a Fácil Assist (empresa de assistência 24h) e a marca Aliro. “Infelizmente não iremos trazer a marca Liberty. Quando o negócio for concretizado, em cerca de cinco a seis meses, ainda iremos utilizar a marca da Liberty por mais doze meses. É uma marca e uma experiência muito importante para pensar em ter apenas a marca HDI, portanto, queremos oferecer muito mais que uma marca. Vamos pensar juntos em uma solução multimarcas. Eventualmente, vamos contar com vocês para escolher um novo nome para a Liberty Seguros e vamos trabalhar muito para oferecer a melhor opção para vocês”, explicou.
Eduardo Dal Ri citou ainda a expertise que possui em processos de unificações de marcas no setor de seguros. “A HDI tem uma coisa muito legal para esse tipo de ocasião. Somos uma empresa autônoma no Brasil, contamos com sistemas desenvolvidos aqui no País e pensamos em crescimento, resultado e no corretor, acima de tudo. Vamos nos unir com uma seguradora que pensa rigorosamente igual, tendo o cliente e o corretor como foco principal de sua atuação”, projetou ao compartilhar que a Liberty Seguros também tem seus sistemas desenvolvidos no Brasil. “Todos os sistemas que vocês estão acostumados com a Liberty serão mantidos, pois fazem parte da compra. Não haverá perda alguma com a junção com a HDI e vamos conversar juntos para fazer as melhores escolhas para o futuro”, acrescentou.
Liberty continua independente
De acordo com Dal Ri, a transação não mudará as operações das companhias.”A Liberty continua independente, fazendo seus negócios. Você, corretor, que trabalha com a Liberty não se preocupe, continue trabalhando forte com a Liberty. Continuem trabalhando normalmente disputando preço a preço, cliente a cliente, proposta de valor a proposta de valor, continuem com tudo muito separado, pois é assim que será durante este período. Mesmo após o closing, vamos somar as coisas. Temos um compromisso junto da Liberty Seguros de não perder um corretor e uma apólice”, argumentou.
Além disso, o CEO explicou que serão mantidos os melhores processos operacionais em ambas as companhias. “Vamos trabalhar muito para manter o melhor dos dois mundos, queremos muito conversar com vocês. Esse projeto já começou e garanto para vocês que vamos manter intacto tudo aquilo que a Liberty construiu tão bem e chamou a nossa atenção na hora de fazer esse negócio. Vimos muito valor na Liberty, que sempre foi nossa concorrente mais admirada”, assinalou o executivo. “Queremos ali na frente entregar mais de uma proposta de valor. Esperem o melhor dessa transação”, apontou.
Soma de talentos
Paulo Ricardo Cesário Costa, Vice-Presidente Comercial da HDI, destaca que os corretores são os melhores distribuidores do mercado. “Os corretores são os maiores distribuidores de seguros no Brasil e essa aquisição mostra o quanto a gente valoriza isso e o quanto vocês são importantes para a HDI”, revelou aos corretores. “A gente continua com o atendimento da Liberty, não iremos mudar produtos da distribuição da Liberty, e também seremos rápidos na resposta, como a companhia já é. Quando falamos em somar, falamos exatamente sobre isso”, ponderou. “Nosso grande objetivo é não perder nenhum corretor, nenhum produto, nenhum segmento. Queremos avançar e melhorar naquilo que vocês enxergam como bom”, acrescentou.
Costa ainda citou o aproveitamento de talentos que estão na Liberty. “Quando falamos em somar e ofertar para vocês a melhor opção, também falamos em aproveitar, reconhecer e trabalhar junto com os talentos da Liberty. Temos um respeito enorme por todas as pessoas que construíram a Liberty em todos esses anos, sabemos que existem muitas pessoas boas lá. Uma companhia é feita por pessoas e estamos super atentos a isso”, assegurou.
Eduardo Dal Ri complementou a fala de Paulo Costa enfatizando que “uma compra tem duas coisas principais: os talentos e os distribuidores, que são os corretores de seguros e as nossas queridas assessorias, um dos nichos que mais crescem na HDI Seguros neste período. Queremos trabalhar ainda mais juntos e isso vai ser muito legal”.
O CEO da HDI Seguros contou estar encantado com os talentos que viu na Liberty Seguros. “É muito bom lembrar que temos as operações absolutamente separadas, pois temos um passo muito importante a fazer com a autorização do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE e as autorizações da Superintendência de Seguros Privados (Susep)”, afirmou.
Sonhar juntos
Ao anunciar que, em breve, será transmitido um novo encontro com a presença de Patrícia Chacon, CEO da Liberty Seguros no Brasil, Eduardo Dal Ri convocou os corretores para sonharem junto com a HDI. “Vamos sonhar juntos. Temos um momento único para a história do mercado brasileiro de seguros. Temos a HDI fortalecendo suas posições no Brasil. A HDI acredita no Brasil, acredita no seguro no Brasil e no nosso modelo de distribuição via corretores e assessorias”, pontuou. “Vamos conversar e montar o que vocês imaginam ser a melhor opção para o corretor e para os segurados. É um momento único para a HDI, Liberty e Sompo, que contam com recursos como a vontade de trabalhar, ouvir e construir algo ainda melhor para o futuro”, finalizou.