Seguradora também dá dicas de como ter uma atuação estratégica junto aos clientes
O mercado segurador está em contínua expansão. Dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) apontam que, até este mês de abril, o número de empresas corretoras de seguros e corretores de seguros pessoas físicas em atuação no mercado totalizam 57.663 e 71.290, respectivamente. A HDI Seguros, uma das principais seguradoras do país, com uma carteira de mais de 30,2 mil corretores, dá algumas dicas aos profissionais para que estejam atentos a novas oportunidades de negócios, além de estreitarem a relação com os clientes.
A primeira dica refere-se ao networking, que é uma estratégia essencial para o corretor ampliar a sua rede de contatos. Uma maneira de fazer isso é estar presente nos principais eventos do setor, por exemplo, para compartilhar informações, trocar experiências e conhecer novas pessoas.
O mercado de seguros é bem dinâmico e vem inovando e avançando na forma de fidelizar os clientes e ofertar produtos e serviços, por isso também é importante estar sempre atento às novidades sobre os produtos da HDI e escutar as necessidades dos clientes, para poder sugerir atrativos, com novas coberturas e serviços de assistência 24 horas, por exemplo, personalizando o seguro para cada tipo de cliente.
“Durante o atendimento, é fundamental que o corretor possa abrir caminho para um diálogo mais aprofundado e aproveite para esclarecer as dúvidas dos clientes, para demonstrar as opções em coberturas adicionais e assistências que possam agregar e facilitar a rotina do segurado. Isso é imprescindível para a realização de bons negócios. Além disso, o cliente sente-se acolhido e muito bem atendido em suas necessidades do dia a dia”, enfatiza Paulo Ricardo Cesário Costa, vice-presidente Comercial da HDI Seguros.
A HDI também recomenda aos corretores sempre se manterem atualizados, estudando e participando de cursos que possam beneficiar a visão de negócios, por exemplo, auxiliando os profissionais com questões administrativas, com informações sobre a diversificação que podem aplicar no trabalho para acompanhar as tendências de mercado.
Ferramentas da HDI
Para auxiliar o cotidiano do corretor, a HDI está sempre em busca de aprimorar recursos. Um deles é o aplicativo HDI Corretor, que conta com diversas funcionalidades, permitindo acesso rápido a todas as informações sobre a carteira de clientes, entre outras.
No quesito gestão de tarefas, o HDI Corretor as organiza em uma matriz de tempo, estabelecendo prioridades e oferecendo insights ao profissional para as tomadas de decisão. Além disso, por meio da ferramenta, o corretor de seguros pode consultar propostas, compartilhar informações com o segurado e ter controle da lista de apólices.
“Com o app HDI Corretor, nós conseguimos proporcionar mais agilidade ao profissional diariamente. Dessa forma, ele reduz o tempo de resposta ao cliente e consegue fazer o acesso rápido à seguradora. Vale destacar também que o app acompanha o corretor onde ele estiver, pois ele pode acessá-lo do smartphone”, explica o executivo.
Canais digitais para o cliente
Para facilitar o atendimento ao cliente, o corretor de seguros pode ofertar os benefícios da tecnologia empregada nos canais de atendimento digitais, que promovem mais agilidade, segurança, autonomia e melhoram a experiência do segurado. Os serviços de assistência 24 horas podem ser acionados pelo Portal do Segurado, pelo aplicativo HDI Segurado (disponível para download em smartphones com sistemas IOS e Android) e pelo WhatsApp. Confira:
Portal do Segurado
Por meio do portal, é possível consultar a apólice, solicitar segunda via de boleto e abrir aviso de sinistro. Em relação à abertura de sinistro, o diferencial é que o cliente não precisa efetuar o login no site institucional da seguradora. Basta inserir as informações necessárias para o aviso de sinistro, como dados pessoais, detalhes sobre o ocorrido e fotos que auxiliem o atendimento digital por meio do portal.
App HDI Segurado
O aplicativo disponibiliza carteirinha do cliente, consulta à apólice, segunda via de boleto, abertura e acompanhamento de avisos de sinistro, além do manual do segurado, endereços de Bate-Prontos e oficinas mais próximas, e telefones úteis, em caso de sinistro. A ferramenta conta também com a tecnologia de geolocalização, permitindo à HDI enviar um prestador mais rapidamente, evitando erros de rota, atrasos e proporcionando mais comodidade ao segurado.
WhatsApp e Facebook Messenger
Nesses canais, é possível realizar a solicitação de serviço 24 horas e buscar toda a ajuda necessária para o veículo, a casa e a empresa. Por meio do número +55 800 770 1608, o atendimento pelo WhatsApp acontece sem intervenção humana.
Para mais informações, acesse o site.