Zurich Seguros

Hemocentro da Unifesp promove Semana Nacional do Doador e alerta para queda de estoques no fim de ano

a blood test tube with a blood dropper attached to it
Foto: Aman Chaturvedi no Unsplash

Iniciativa reforça importância do ato solidário e conscientiza sobre estoques críticos nos meses de festas

Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Hemocentro da Unifesp realiza a Semana Nacional do Doador de Sangue, com destaque para o dia 25, data em que é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. A ação visa agradecer aos doadores pela contribuição essencial à vida de milhares de pacientes e sensibilizar a população sobre a importância da doação regular, especialmente no período que antecede as férias e festas de fim de ano, época em que os estoques tendem a diminuir.

Durante a semana, o Hemocentro terá uma programação especial para homenagear os doadores, com lanches diferenciados, lembranças e brindes simbólicos. O sangue coletado é utilizado em tratamentos e cirurgias de alta complexidade, beneficiando pacientes hematológicos, oncológicos, transplantados, vítimas de acidentes e pessoas em estado crítico que dependem de transfusões.

O sangue é insubstituível. Apesar de todos os avanços científicos e tecnológicos, ainda não existe nada que o substitua plenamente”, explica a Dra. Fabiana Ghaname, médica responsável pela coleta do Hemocentro da Unifesp. “Cada doação representa a diferença entre a vida e a morte para muitos pacientes. É um gesto simples, mas de um impacto imensurável”.

Hemocentro em números

Atualmente, o Hemocentro da Unifesp realiza cerca de 2.400 doações por mês, somando aproximadamente 29 mil coletas anuais em seus postos de coleta, no Hospital São Paulo, Hospital Pirajussara, Hospital Estadual de Diadema e Hospital Geral de Guarulhos. Para atender com segurança a demanda transfusional dos hospitais conveniados, o ideal seria alcançar 3.500 doações mensais.

Atendemos uma ampla rede de hospitais, incluindo o Hospital do Rim e Hipertensão, o Hospital da Mulher e o Hospital de Transplante Euclydes de Jesus Zerbini. Por isso, manter os estoques em níveis adequados é essencial. O fim do ano é sempre um desafio, e precisamos reforçar o chamado à população”, complementa a médica.

Perfil para doadores

O perfil predominante dos doadores do Hemocentro está entre 19 e 49 anos, com maior participação da faixa etária de 19 a 29 anos. Em 2024, 31% dos doadores foram de repetição, ou seja, realizaram mais de uma doação em um período de 12 meses, um número considerado positivo, mas que ainda pode crescer.

Ao todo, cerca de 10 mil pacientes do SUS são beneficiados mensalmente com os hemocomponentes coletados pela Unifesp. As principais áreas dependentes das transfusões incluem Onco-Hematologia, Transplantes, Cirurgias Cardíacas, Vasculares, Neurológicas e Gastrointestinais.

O Hemocentro também desenvolve ações de coletas externas e campanhas contínuas, como o Junho Vermelho e a própria Semana do Doador, além de parcerias com universidades, empresas e igrejas para ampliar o alcance das coletas. “Doar sangue é um ato de cidadania e empatia. Nosso convite é para as pessoas que já doaram, que retornem, adquirindo o hábito da doação regular e, para aquelas que ainda  não doaram, que venham para conhecer o processo e descobrir como é simples fazer a diferença e salvar vidas”, conclui Dra. Fabiana Ghaname.

Semana Nacional do Doador de Sangue 2025

Data: 24 a 30 de novembro

Dia Nacional do Doador de Sangue: 25 de novembro

Local: Hemocentro da Unifesp – Hospital São Paulo (Rua Dr. Diogo de Faria, 824 – Vila Clementino, São Paulo/SP)- a uma quadra do Metrô Hospital São Paulo.

Estacionamento gratuito.

Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17:30h ; sábado, das 8h às 12h

WhatsApp:(11) 99535-7565

Tel: (11) 5576-4240 ramal: 2797 ou opção 1

Requisitos para doar:

  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 com autorização – disponível no site);
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar alimentado e em boas condições de saúde;
  • Levar documento oficial com foto.
Total
0
Shares
Anterior
Depois do Novembro Azul: por que os homens ainda evitam o médico?
Marcos Kozlowski, Especialista em bacteriologia e diretor técnico do Laboratório de Análises Clínicas (LANAC) / Foto: Valterci Santos / Divulgação

Depois do Novembro Azul: por que os homens ainda evitam o médico?

Especialista explica as razões desse comportamento e reforça a importância do

Próximo
OMODA & JAECOO apresenta os novos Jaecoo 5 e Jaecoo 8 no Salão do Automóvel de São Paulo
Jaeeco 5 / Foto: Divulgação O&J

OMODA & JAECOO apresenta os novos Jaecoo 5 e Jaecoo 8 no Salão do Automóvel de São Paulo

Embaixadores da O&J no Brasil, Bruna Marquezine e Caio Castro serão atração

Veja também