Pesquisa do Data OLX Autos, revelada durante o Conecta Autos 2023, lista as características tecnológicas que são consideradas prioritárias para os brasileiros que pretendem adquirir um carro nos próximos meses
O brasileiro que pretende comprar um automóvel no curto prazo revelou sua percepção e preferências a respeito das novas tecnologias e do que prioriza em um veículo. A nova pesquisa “Tendências do Consumidor – Mobilidade Urbana 2023”, promovida pelo Data OLX Autos, indica que, veículos híbridos são mais bem avaliados que os elétricos e que itens tecnológicos que promovam segurança são vistos como prioridade em comparação a recursos de entretenimento e mesmo a um consumo mais sustentável.
“A pesquisa do Data OLX Autos nos oferece uma visão valiosa das preferências e percepções em constante evolução dos consumidores brasileiros em relação à tecnologia automotiva. Estamos comprometidos em acompanhar de perto essas tendências e ajudar os consumidores a encontrar os automóveis que melhor atendam às suas necessidades em um mercado em constante transformação”, afirma Flávio Passos, VP Comercial de Autos da OLX.
A pesquisa estimulada, anunciada no dia 18 de outubro, durante a edição 2023 do Conecta Autos, revela que a característica de visibilidade noturna obteve a maior indicação de importância na aquisição de um automóvel, com 71% de menções, à frente de recursos como assistente de estacionamento (68%), atualizações de manutenção e saúde do carro (68%), ligações automáticas em casos de acidente (66%) e nível de CO2 emitido (60%).
Todas as características foram citadas pelos potenciais consumidores como sendo mais importantes que outros diferenciais tecnológicos, como por exemplo acesso ao 5G, wi-fi, dispositivos de entretenimento, retrovisores virtuais e sistemas de direção autônoma.
A autonomia nos veículos, por meio de projeção robotizada, ficou na última posição de importância entre os itens tecnológicos.
Percepção sobre veículos autônomos
De acordo com a pesquisa do Data OLX Autos, a perspectiva da maioria do público é de que a tecnologia ainda está fora da realidade do país e das suas cidades devido à necessidade de infraestrutura, preparação da população e viabilidade dos avanços tecnológicos no país.
Além disso, veículos autônomos ainda causam receio e insegurança na população entrevistada: cerca de 2 em cada 10 indicaram desconfiança e necessidade de mais testes.
Por outro lado, para cerca de 28%, a tecnologia é considerada algo bom ou inovador, sendo indicada como futuro da mobilidade.
Híbrido ou elétrico?
Quando questionados sobre a possibilidade de adquirir um veículo híbrido ou elétrico, um quarto (24%) dos entrevistados ainda não tem predileção, e nem mesmo a certeza de adquirir um destes modelos no curto prazo.
Entre os potenciais consumidores, 20% comprariam um modelo híbrido enquanto apenas 5% comprariam um modelo exclusivamente elétrico. Ainda, 17% indicaram que comprariam tanto um quanto outro, sem predileção.
Já 34% dos entrevistados não considerariam comprar nenhum dos dois modelos atualmente.
Quando o assunto é a utilização de GNV (Gás Natural Veicular) como sistema de alimentação, cerca de 3 em cada 10 entrevistados considerariam instalar GNV no automóvel com o intuito de economizar com combustível. Entre os que consideram, destaca-se o público que não possui automóvel (43%), o público feminino (42%) e público das classes D/E (44%).
OLX Autos
Com 22 milhões de usuários por mês na vertical de automóveis, a OLX cria uma comunidade vibrante de entusiastas e compradores interessados em automóveis, promovendo a conexão entre compradores e vendedores.
A plataforma da OLX oferece aos consumidores uma ampla seleção de automóveis, com mais de 1 milhão de anúncios ativos, garantindo que eles encontrem o veículo certo para suas necessidades e orçamento.
Com uma média de cinco carros vendidos por minuto pela plataforma, a OLX oferece uma solução rápida e eficiente para quem deseja comprar ou vender um carro.
Sendo escolhida como Top of Mind e o principal portal de Autos pelo segundo ano consecutivo, a OLX ganha a confiança dos consumidores e se estabelece como líder no setor automotivo.
Inteligência de mercado
A pesquisa “Tendências do Consumidor – Mobilidade Urbana 2023” do Data OLX Autos oferece uma visão abrangente das mudanças nas preferências e percepções dos brasileiros em relação à mobilidade urbana. A pesquisa entrevistou 5.529 pessoas de 27 Estados do Brasil entre 7 e 19 de setembro de 2023, com um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 1,3 ponto percentual.