Aumento de produtividade e redução dos custos são alguns dos benefícios da hiperautomação nas empresas
Uma pesquisa realizada recentemente pela plataforma Jitterbit analisou profissionais seniores de médias empresas (as Mittelstand) de países centrais da Europa. Como resultado, o levantamento mostrou que 73% destes profissionais pretendem hiperautomatizar seus negócios em dois ou três anos. Reconhecida desde 2021 pelo Gartner como uma das mais fortes tendências na área de tecnologia, a hiperautomação é a junção de diversas ferramentas inovadoras para automatizar processos e agilizar atividades humanas dentro das empresas.
Na era da logística 4.0, na qual os consumidores estão cada vez mais ativos nas compras on-line e exigindo entregas no mesmo dia, o setor precisou de inovações e tecnologias ágeis para atender às novas demandas e necessidades do mercado. Com isso, a hiperautomação se tornou cada vez mais presente no dia a dia das empresas que buscam a otimização.
“A adoção de ferramentas que atuam de ponta a ponta nas organização veio para reduzir processos burocráticos e repetitivos, permitindo que os colaboradores foquem nas atividades que necessitem do lado humano. Mas, mais do que isso, o uso dessas tecnologias também permitiu uma diminuição nos erros dentro dos processos produtivos”, diz Caio Reina, CEO e fundador da RoutEasy, startup que oferece soluções 360 no setor de logística. A logtech tem como foco de atuação empresas que querem seguir essa linha de crescimento, automatizando processos por meio dos seus módulos de gestão, otimização e orquestração.
Os benefícios para as organizações são vários: agilidade na execução de tarefas, diminuição da chance de erros, aumento de produtividade, redução de custos operacionais e melhoria da experiência do consumidor final. E o mais importante para o período atual de compras on-line: a hiperautomação permite o same day delivery. Acompanhando as tendências e necessidades do mercado, em 2022, a RoutEasy lançou o Maestro, solução de orquestração que utiliza inteligência artificial para automatizar 100% do fluxo de trabalho operacional, permitindo entregas no mesmo dia. Em termos práticos, a inteligência artificial analisa informações de diversas origens e, automaticamente, as utiliza para executar tarefas e otimizar operações, como a roteirização e o despacho automático de pedidos.
“A era da logística 4.0 nos mostrou novos desafios a serem encarados. Os gestores já estão percebendo que a única maneira de superá-los era usufruindo da transformação digital nas empresas e usando a tecnologia como aliada de todo o processo. Sendo assim, aqui na RoutEasy, atribuímos agilidade, flexibilidade, integração e produtividade nas tarefas e nos resultados”, completa Reina.