Levantamento do Webmotors Autoinsights mapeia a percepção dos compradores sobre as montadoras e os atributos mais valorizados na escolha de um veículo
A Honda foi apontada como a marca mais lembrada pelos brasileiros quando o assunto é carro. É isso o que aponta uma pesquisa do Webmotors Autoinsights, ferramenta que fornece dados e informações sobre o mercado automotivo brasileiro, para mapear a percepção dos compradores sobre as montadoras e os atributos mais valorizados na escolha de um veículo. No total, foram mais de 3 mil respostas colhidas entre 28 de novembro e 2 de dezembro, com margem de erro de 5%.
Do total de respondentes, 18,44% mencionaram de forma espontânea a montadora japonesa quando perguntados: “Quando você pensa em marca de carros, qual é a primeira que vem à sua mente?”. Na sequência, estão Volkswagen (16,29%), Chevrolet (15,14%), Fiat (14,79%), Toyota (12,89%), BMW (5,60%), Hyundai (5,60%), Ford (5,10%) e Mercedes-Benz (3,70%) e outras (3%).
Por outro lado, quando perguntados sobre qual a marca do próximo modelo que pretendem adquirir, a maioria dos respondentes mencionou a montadora alemã Volkswagen, com 12,6%. Na sequência entre as dez mais mencionadas, estão Honda (10,8%), Fiat (10,4%), Chevrolet (9,7%), Toyota (9,5%), Hyundai (6%), BMW (4%), Ford (3,9%), Nissan (2,7%) e Renault (2,4%). Do total, 9,4% não souberam responder.
Qualidade e durabilidade como atributos mais importantes
Para escolher um veículo, a maioria dos brasileiros mencionou a qualidade e durabilidade de uma marca como os atributos mais importantes, com 60,8%. Na sequência de uma lista de múltipla escolha, estão preço acessível (45,9%), segurança (36,7%), tecnologia e conectividade (21,9%), design moderno (18,1%), bom atendimento no pós-venda (13,9%), status e prestígio (6,7%), sustentabilidade (5,6%) e outros (3,8%).
| PERGUNTA 1: QUANDO VOCÊ PENSA EM MARCA DE CARROS, QUAL É A PRIMEIRA QUE VEM À SUA MENTE? | |
| MARCAS | % DE MENÇÕES |
|
18,44% |
| 2. Volkswagen | 16,29% |
| 3. Chevrolet | 15,14% |
| 4. Fiat | 14,79% |
| 5. Toyota | 12,89% |
| 6. BMW | 5,60% |
| 7. Hyundai | 5,60% |
| 8. Ford | 5,10% |
| 9. Mercedes-Benz | 3,70% |
| 10. Outras | 3% |
| PERGUNTA 2: QUAL A MARCA DO PRÓXIMO CARRO QUE VOCÊ PRETENDE ADQUIRIR? | |
| MARCAS | % DE MENÇÕES |
|
12,6% |
| 2. Honda | 10,8% |
| 3. Fiat | 10,4% |
| 4. Chevrolet | 9,7% |
| 5. Toyota | 9,5% |
| 6. Hyundai | 6% |
| 7. BMW | 4% |
| 8. Ford | 3,9% |
| 9. Nissan | 2,7% |
| 10. Renault | 2,4% |
| 11. Não soube responder | 9,4% |
| PERGUNTA 3: QUAIS ATRIBUTOS VOCÊ CONSIDERA MAIS IMPORTANTES NA ESCOLHA DE UM CARRO? | |
| RESPOSTAS | % DE MENÇÕES |
|
60,8% |
| 2. Preço Acessível | 45,9% |
| 3. Segurança | 36,7% |
| 4. Tecnologia e conectividade | 21,9% |
| 5. Design moderno | 18,1% |
| 6. Bom atendimento no pós-venda | 13,9% |
| 7. Status e prestígio | 6,7% |
| 8. Sustentabilidade | 5,6% |
| 9. Outros | 3,8% |
